Game é Vida – Smackdown vs Raw 2004

Bom, eu não me lembro qual foi o título da coluna sobre games que tivemos aqui no blog escrito pelo Haruo, então resolvi inventar um nome sensacionalista pra essa aqui…

Alias Haruo nos deve mais colunas sobre games, se ele ainda não o fez é porque creio que foi devorado pelo Godzilla…

Enfim, hoje vou falar sobre um dos melhores games de luta livre que ja joguei, e talvez pra mim o melhor jogo da WWE (pelo menos da geração PS2).

Para ver leia o resto do post…

Esse jogo não vinha com a descrição “2004” na capa, não sei mas talvez foi o primeiro jogo da linha SvR pra geração Ps2 e Xbox, então não precisavam especificar a que ano pertencia essa edição…

Estava ocorrendo dúvidas quanto ao ano desse jogo então vou explicar:
Ele foi baseado na WWE em 2004 mas seu lançamento foi em 2005, eu preferi me referir a ele por 2004 por questão de gosto, mas pode seguir a outra maioria e classifica-lo como 2005 (embora não tenha classificação, então cada um usa o critério que quiser).

Agora falando sério, esse game é tão bom que o uso como parâmetro de comparação aos outros jogos da WWE… E se um game de 2005 é usado como comparação de qualidade a jogos de 2008 pra frente é porque ou ele realmente é muito bom ou os mais novos cairam de qualidade… A segunda opção é mais aceitável…

Não sou crítico especializado em games,  sou  só um cara que joga video-games desde os 6 anos de idade (geração Atari), o que deve me dar alguma noção pra tecer criticas a alguns jogos, então não venham me encher o saco no final do artigo contestando meus requisitos pra criticar games (se nunca ninguem contestou-me a respeito de luta livre, espero que não o faça sobre jogos).

Vamos começar pela jogabilidade do game, os sistemas de comando são muitos simples e fáceis de aprender… Quando digo muito simples entenda-se que até um acéfalo conseguiria jogar.

Os controles respondem rápido a reação do jogador, a seqüência de botões para se aplicar os diversos golpes dos lutadores é muito fácil, lembra que quando você joga um game desconhecido de luta em 2D você fica apertando diversos botões aleatoriamente e o personagem já aplica diversos combos e especiais? E você ainda consegue a façanha de vencer jogadores mais experiente e receber o indigesto  título de “cagão”? Pois bem, SvR 2004 é assim também.

De fato, o sistema de comandos é tão simples que até mesmo meu pai (O Raposa senior) que entende tanto de video-games como o Fantástico entende de heavy metal, conseguia me vencer e ainda por cima me humilhar no jogo…

E isso é uma das grandes qualidades desse jogo, pois com um sistema simples de comandos os jogadores iniciantes conseguem se sentir entusiasmado para jogar, se comparado aos complicados comandos que as próximas edições dos SvR vão ter…

Não é sério, SvR 2009 tem controles mais complicados que física quântica, e isso afastou muitos jogadores, uso meu pai por exemplo que já não conseguia nem fazer o lutador subir de novo no ringue…

Aqui é muito fácil aplicar os golpes avançados dos lutadores, fora que você poderia acumular bonitinhos 3 movimentos de finalização para ser aplicado a hora que quiser…Ja nem lembro as diversas vezes que humilhei o computador com uma seqüencia tripla de pilão e splash…

Mas nem tudo é perfeito, é muito dificil arremessar o lutador para  as cordas ou fora do ringue (os outros jogos basta apertar circulo pra isso) e pinar aqui é uma tarefa titânica… Confesso que terminava todas minhas lutas por submissão porque não conseguia entender qual era o comando pra se aplicar o pin nesse jogo…

Quanto ao sistema de jogo ele possui apenas um ponto negativo a ser considerado em minha opinião, a barra especial que precisa ser enchida pra você aplicar o finish move. Antes da luta você deve escolher se seu lutador vai ser “limpo” ou “sujo”.

Se ele for limpo, você faz golpes aéreos e provocações e ganha aplausos e assim preenche a barra do finish, se ele for sujo você tem que fazer coisas sujas como todo heel pra encher sua barra de finalização (não que você precisa fazer necessariamente isso para preenche-la, que fique claro).

Tudo isso parece simples e honesto e tal exceto que: Quando a luta é normal, fazer coisas sujas como dar uma cadeira-da ou coisa parecida se torna impossível uma vez  que você é desclassificado, mesmo derrubando o juiz (coisa que só foi resolvida na edição de 2010) e se você estiver em uma luta hardcore com o tipo “limpo” você não pode aproveitar as armas, pois sua barra esvazia quando você usa os golpes só permitido em uma luta sem DQ, o que o torna um cordeiro indefeso em meio a lutadores “sujos” que podem fazer de tudo com você e ainda preencher suas barra de finalização…

Vou considerar um ponto positivo no sistema de jogabiliade, os “mini-games”, que apareciam quando você entrava em alguma situação comum na luta livre real (como as submissões, medir força, dar tapa no adversário quando se esta no canto do ringue, arrancar a roupa (no caso das divas) ou mesmo escapar de um pin) isso tudo funciona de maneira muito simples e divertida… Só era preciso apertar  um botão no tempo certo ou girar a alavanca do controle rapidamente.

Outra coisa que era preenchida é uma barra especial, dependendo de que tipo de jogabilidade você escolher (dirty ou clean), e caso você se comporte como face se for clean ou heel se for dirty e apanhar pouco, você preenchia essa barra e seu lutador tinha um momento “mágico” onde ele se tornava tão durão quanto o Conan em frenesi…

O visual do jogo também é muito legal,os menus do começo são enfeitados com divas digitais dançando sensualmente… Nada de imagens de John Cena com cara de bunda ou Triple H molhado sem camisa não senhor, aqui a interface dos menus são machistas e agradáveis…

O menu pra escolher os lutadores também são muito legais, são fotos dos lutadores e não sua forma digitalizada do game, e isso faz muita diferença e vou falar porquê:

Se você quer apresentar WWE a alguem que nunca ouviu falar, é muito mais legal mostrar pelo game com fotos dos lutadores reais, do que escolher eles digitalmente assim pondo em dúvida o novato de luta livre se os caras realmente são como o jogo os retrata… Digo isso baseado na reação dos meus primos que só conheciam o Undertaker pelo SvR de 2008 e tiveram quase uma crise de caganeira ao ver o vídeo real do homem morto e perceber o quanto imponente um sujeito que se fantasia de morto vivo consegue ser em uma luta de marmelada…

Se os menus do 2008 tivessem fotos dos lutadores, era capaz das pessoas se interessarem muito mais por assistir luta livre do que só jogar… Ainda temos outro ponto extremamente positivo na interface desse jogo, aquelas vinhetas que aparecem antes da luta…

Você sabe, aquela vinheta do card de algum PPV que aparece na propaganda, onde por exemplo temos o R-Truth contra The Miz e aparece o negão fazendo sua dancinha e o ‘Awesome” com a cara birrenta de sempre e o título da luta abaixo e a imagem do PPV ao fundo…

E só temos esse tipo de vinheta animada nesse jogo, até mesmo para seu lutador criado se tem uma vinheta com algum movimento aleatório, os outros jogos  a vinheta é apenas uma imagem estática, nada de lutador se movimentando e fundo animado… Isso é uma tremenda de uma cagada eu te digo, porque piorar essa parte em vez de melhorar? Isso é algo que nunca saberemos…

A inteligência artificial nesse jogo é muito boa, bem superior aos jogos seguintes, a opção Royal Rumble aqui é desafiadora, nada de se eliminarem rapidamente como no 2008 pra frente, onde sempre fica um lutador solitário em cima do ringue esperando o próximo entrar e dificilmente você vê mais de 4 ao mesmo tempo…Aqui os caras duram um tempo razoável pra lhe deixar satisfeito em ver uma verdadeira guerra sobe o ringue.

E não só nesse modo de luta, mas como nos outros também, aqui seu oponente não fica parado na sua frente em transe sem reação, e não fica repetindo os mesmo golpes de sempre… Embora eles caem em golpes repetitivos com freqüência…

SvR 2004 é o game mais justo com as divas… Aqui sua diva pode participar de Royal Rumbles e combates hardcores, fora que temos a deliciosa opção de combate onde pra vencer tem que arrancar  a roupa uma da outra… Qualé, vai dizer que você não fica feliz com isso também?

De fato a diva que criei era uma lenda sanguinária do hardcore, nada mais radical do que dar pisadas com salto alto na cabeça dos adversários… Coisa que foi censurado nos outros games… Elas só não são mais fortes que os outros lutadores masculinos por motivos óbvios…

Me desculpe feministas, mas é forçado demais imaginar a Stacy ser mais truculenta que o Micki Foley por exemplo…

Fora que nesse game temos a Sable….A SABLE MEU DEUS!! Só por isso você tem que procurar jogar logo esse game… Seu jovenzinho que só conheceu as divas de 2008 e acha que a Maria é a coisa mais sensual que a WWE já teve…

O modo história desse jogo é sastifatoriamente genial, se você for um fracassado e não ganhar nenhum campeonato, a historia muda para um ângulo que você é consolado por alguma diva… Consolado entenda-se como tomar banho com elas, ter uma dança sensual e coisas quentes do tipo que só podem ter saido de uma mente adolescente estourada em hormônios…

Traduzindo: você pode escolher entre ter o título mundial e caras como o Batista e Benoit te espancando a todo momento pra o tomar de você, ou ser um perdedor, mas pelo menos ter uma cena censurada com a Trish Stratus…

O platel de lendas é satisfatório, não temos Hulk Hogan pra recriar a feud com o Adnre que temos nesse jogo… E também não temos o Stone Cold pra recriar a feud com o The Rock que esta presente aqui…

Mas temos os Road Warriors…

A PORRA DA MELHAR TAG TEAM QUE A WWE JÁ TEVE!!!

Os caras eram tão machos que podiam chutar a bunda de todo elenco do Mad Max quantas vezes quisessem…

E o roster também é sensacinal, temos o Rob Van Dam…. O ROB… Ta eu parco com isso, todos já sabem que ele é meu herói no ringue…

Temos os Dudleys Boys, o Eddie Guerrero o Rhino… E a porcaria do Scotty 2 Hotty.

E nem vou falar que o Rico está aqui… Alias é uma cena constrangedora quando a tela de load é ilustrada com um sujeito que se veste assim

O modo de criação de personagem não é nada especial, exceto que os golpes aqui tem valores, logo se você gosta mais do RKO, mas não quer um personagem fraco vai ter que escolher o Spear…

Concluindo, eu comecei com o Smackdown vs Raw 2004 porque considero o melhor de sua franquia, sei que os outros jogos tinham mais opções de lutas, mais movimentos especiais com armas e graficamente superior… Mas eles tem tantos defeitos e bugs, que nada dessa melhoria o torna melhor, alias deu pra ver que muitas coisas ainda foram pioradas como os controles por exemplo… E antes de terminas fique claro que quando me refiro aos jogos mais novos da série SvR me baseio no de 2008 pra frente, não joguei os outros pra saber como são, mas também não escutei falarem tão bem…

E isso é tudo, se gostaram comentem, se não gostaram vão a me…digo, comentem também, desde que seja educadamente, e caso tenha jogado outros games anteriores ao 2008 digam nos comentários…

Até mais ver…

30 comentários em “Game é Vida – Smackdown vs Raw 2004

  1. Tirando o 2009 todos os SvR são bons;

    2007 – Ultra foda, Trilha sonora ESPETACULAR, mistura o passado com várias lendas e uma Ia muito boa. Além de vários modos pra jogar…eu viajo nesse game

    2008 – Jogabilidade inovadora, Um dos melhores gráficos, mas o melhor de tudo…ECW
    Jogo foi baseado na ECW ficou muito bom, cheio e cenários, moves e lendas.
    Inúmeras horas jogando esse jogo que ja perdi (com um colega a rivalidade era mais intensa, era sinistro)

    2009 – decepção, não inovou em nada, e a IA tava ruim, eu que pensei que ia melhorar.

    2010 – inovajogo, gráfidor, um novo balanço de cos ótimos, trilha sonora tão boa quanto 2007 e modos legais. O Futuro da WWE tava ali..
    A única coisa que ficou pior: a IA, muito fácil chega a ser estressante pois poderia ser um jogo perfeito.

    Esse 2004 parece bom…mas não tem mais onde encontrar

  2. Belo Review
    E antes que me esqueca, First! \o/
    Ok, brincadeira, larguem essa tochas….
    Pra mim, o melhor jogo da Série Ainda é Smackdown! Here comes the Pain de PS2 Msm
    Não que o SvR04 Não seja ótimo.

    • Ele saiu em 2005, mas é baseado na WWE de 2004, como eu disse no começo do texto, não tinha classificação do ano, isso foi por minha conta, e resolvi classificar pelo ano que se baseia o jogo e não pelo ano que foi lançado…

      Mas vou escrever isso no começo pra não causar dúvidas…

  3. Po, esse jogo é foda! Joguei muito também!

    O problema dos jogos da WWE é que, depois do Here Comes the Pain (meu preferido), os desenvolvedores focaram na melhora dos gráficos e foram deixando a jogabilidade de lado. Isso só mudou no 2010, quando eles mudaram bastante coisa na jogabilidade se comparado ao 2009.

    Parabéns pelo texto! Muito bom!

  4. Finalmente hein Raposudo!
    Ficou muito bacana a coluna.

    Agora que terminou as provas da facul eu acho que dá pra fazer mais posts, e tem um Game Analisys dentro do forno, talvez até semana que vem eu posto.

    E não vai demorar 48634986 meses pra fazer outro post hein!

  5. Muito bom esse artigo, você escreve bem sobre qualquer tema ou é impressão minha?
    Já que o PLL é o maior site de luta no país, porque não escreve artigos lá também?

  6. SvR-Muito bom e rápido, ao contrário das outras ediçoes.
    SvR 2006- Grande melhoramento nos gráficos mas a jogabilidade piorou
    SvR 2007- Dos melhores Svr, grande roster e o modo carreira é awesome.
    SvR 2008- Lento, dos piores SvR. O roster ate e bom mas…
    SvR 2009- Jogabilidade lenta, assim como o REoad to Wrestlemania tem feuds ridiculas mas roster bom assim como Create Modes.E claro, as Tag Teams…
    SvR 2010- Na minha opiniao o melhor SvR d sempre. Bom roster, bons graficos, jogabilidade bem melhor no que nos 2006-2009, muito bom no geral.

  7. Putz nem sei, eu adorava SvR mas o 2010 me decepcionou muito, não inovou nada, foi pra mim a mesma coisa do 2009 só q com gráficos melhores,hoje SvR esta muito abaixo do UFC Undisputed, que é um dos melhores jogos de luta atualmente, que tem uma variedade imensa de golpes e uma jogabilidade boa,o que o Svr não tem,pois enjooa sempre aqueles mesmos golpes do lutador; pra mim SvR é quase tudo a mesma coisa só muda o roster(a unica coisa q eu gosto é a trilha sonora).

    Hoje eu estou apostando na Konami no jogo da AAA

  8. Raposa, meu caro amigo, sempre fui seu fã, a matéria tava excelente, tu devia ser redator da globo e…e…

    Tá, chega de puxar saco, só queria pedir um favor pra você.
    Não, não vou pedir dinheiro emprestado, é que no apostas, recentemente, eu recebi um contender pelo título mais indesejado do site, o qual o homicida-psicopata acima reteveve por meses a fio.
    ”E o kiko?”,você deve estar se perguntando.
    É que ficarei impossibilitado de apostar nesse FdS.

    Entãããããooo…. como você trabalha aqui, conhece o Gustavo, parece gente fina e tudo mais, pensei se não poderia deixar aqui minhas previsões para você entregar para ele…
    Se não quiser entregar, também vá a me…digo, agradeço assim mesmo. Aí vão:

    TNA World Heavyweight Title Match
    Sting VS. Rob Van Dam(c)
    Quem ganha?Sting
    Como ganha?Submission

    TNA X Division Title Match
    Kendrick VS. Douglas Williams(c)
    Quem ganha?Kendrick
    Como ganha?Submission

    TNA Tag Team Title Match
    Matt Morgan e ??? VS. The Band
    Quem ganha?The Band
    Como ganha?Submission
    Quem vence quem?Kevin Nash sobre ???

    Knockouts Title Match
    Roxxi VS. Madison Rayne(c)
    Quem ganha?Madison Rayne
    Como ganha?Submission

    “The Phenomenal” Aj Styles VS. Jay Lethal
    Quem ganha?J ay Lethal
    Como ganha?Submission

    Mr. Anderson & Jeff Hardy VS. Beer Money
    Quem ganha?Mr. Anderson & Jeff Hardy
    Como ganha?Submission
    Quem vence quem?Mr. Anderson sobre James Storm

    Kurt Angle VS. Kazarian
    Quem ganha?Kazarian
    Como ganha?Submission

    Desmond Wolfe VS. Abyss(com Chelsea)
    Quem ganha?Abyss
    Como ganha?Submission

    Open Card :TNA World Heavyweight Title Match
    Main Event:Kurt Angle VS. Kazarian
    Haverá interferência em alguma luta?Não

    Sei que as apostas tão meio loucas, mas eu QUERO esse Barrichelo’s tilte.
    VALEU TIO RAPOSA, PEDALA(tap) E FUI!

    • Tá registrado Epilef!!!

      Sobre o post, achei muito bom, depois de conseguir voltar ao normal e me concentrar de novo (aiai Trish) eu o li e achei massa!! Eu não sei desses jogos antes do 2008, mas não consigo criticar o SvR 2008, pois se não fosse ele, eu nunca estaria aqui, e mal saberia o que é WWE, wrestling, etc etc. Eu gosto muito das músicas do 2008, e também das participações de grandes lendas, e o modo como conseguí-las também acho fantástico, deveria ter sempre. Já o 2009, não inova muito, e ainda perde por não ter lendas. Tenta inovar em algo (como o Road to WM) mas não consegue muito bem… Enfim, dos três que joguei (2008, 2009 e 2010) é o pior. Claro, na MINHA opinião.

      Ai chegou o 2010, achei muito bom, apesar de ter algumas coisas que não tinha pra PS2, deu pra brincar bem, com melhora no road to WM, com a opção de escolher músicas boa também, e também por essas músicas voltarem a serem boas. Não entendi muito bem como fazer uma história naquele jogo, e achei o modo carreira BEM sem noção, ou por acaso alguém pega TODOS os titles da companhia??

      Achei muito bom o post, e acho que algo que ajuda muito nesses jogos mais antigos é o roster, recheado de caras bons. Boa Raposa, sempre que der mande outros como esses!!

  9. Pingback: Game Analysis #3 – Hardcore Attitude? « Get Ready To Rumble

  10. esse parece ser um SDvs.RAW muito bom. e eu nunca vi ele pra compra. que bosta. mas to esperando pelo melor de todos o SDvs.RAW 2011.

    esse sim vai ser bom. o NXT season 1, lendas, bret hart, michels, novas matches.(não sei onde eu li, mas eu li) como a I QUIT, submission falls aniwere, axo que a double tabele, e a bra and panties. e as divas vão poder participar de todas as lutas. TODAS MESMO! inclusive a HIAC. a porra da HIAC cacete!

  11. escuta akii a Maria é a melhor coisa que a WWE ja teve em beleza,o geito de lutar,seu estilo,sensualidade e etc… muito melhor do que a Sable aquela velha raponga, ela é uma vaka a Sable. agora uma coisa só fico triste da Maria só ter aparecido no SvR 08,09,10 pois se ela aparece noso outros queria ver oque vooc’s tariam falando! e para min o jogo que tem melhor jogabilidade é o 2010 mas o melhor para min é os 2006(com joy giovanni e christy hemme)2007,2008 só isso!

  12. Pra min n importa a jogabilidade se tiver o WWE HALL OF FAME com wrestlers como BretHart Stone Cold ou WWE legends como Masked Kane Mick Foley eu to feliz.
    Por tanto os meus preferidos (apezar de ter todos) é o SvR 06 e o 08.

  13. aki o raposa muito legal o seu ponto de vista sobre o jogo e eu concordo com vc esse jogo e de mais muito loko eu ate baixei da net pra jogar e o 2008 e muito lixo msm ate o wwf arcade game de nintendo e mais loko kkk… vlw aee galera flwss

Deixe um comentário

