Dead House – Benoit.

Retorno numa Dead House muito delicada. Um assunto polêmico que volta a tona depois das declarações de Chris Jericho em seu livro. Sim, o caso da tragédia de Chris Benoit e sua família. Um assunto que nunca foi tocado aqui no blog, pelo menos mais profundamente como quero fazer. Essa tragédia não só afetou as famílias envolvidas, mas também os amigos, fãs e o mundo do wrestling. Será que é possível explicar o que houve? Será que podemos separar o homem do wrestler? Até que ponto o caso Benoit influenciou negativamente o esporte e os corações dos fãs? Me siga nessa Dead House mais sombria e tensa que já escrevi.

Sei que muitos leitores são da chamada “Geração SBT” de 2008 e não acompanharam esse excepcional lutador na sua época de glória. Chris Benoit era um dos melhores lutadores da época, e considerado por muitos o mais técnico de todos. Treinado na Dungeon dos Harts, por Stu Hart, o franco-canadense Benoit logo se destacou nos ringues. The Rabid Wolverine como era conhecido, tinha uma técnica apuradíssima e força e velocidade impressionantes, fora o carisma com o público. Benoit fez história na WCW e na WWE, colecionou títulos e ainda protagonizou uma feud legendária com o amigo Eddie Guerrero, que é comentada até os dias de hoje. A importância desse lutador para o werstling era muito grande.

Benoit no auge de sua carreira.

Mas Benoit nos surpreendeu a todos, sendo o pivô de uma das maiores tragédias desse meio. Chirs matou sua esposa, seu filho e depois se suicidou. Quando fiquei sabendo pensei que era mentira ou uma piada de mau gosto, mas quando confirmei parecia que por alguns segundos o chão sumiu sob meus pés, eu era muito fã do cara, foi uma decepção absurda.

Benoit foi acusado de duplo homicídio. Cogitava-se ao uso dos esteroides, o comportamento violento que o lutador já possuía. Os mais próximos diziam que não era fácil conviver com ele, até mesmo um dos seus melhores amigos Chris Jericho disso isso:

“Um cara com um grande senso de humor, mas não um palhaço. Ele riu de coisas como alguém cair escadas abaixo. “

“Ser seu amigo era difícil, tinha que olhar bom e do ruim que ele tinha. Quando soube que sua família tinha sido assassinada. Eu sabia que era ele. “

Essa declaração me fez pensar novamente nisso tudo. Mas Benoit seria uma vítima dos anabolizantes? Seria um psicopata por natureza? Um assassino em potencial? Confesso que até hoje essas perguntas estão na minha cabeça e acredito que nas de outros fãs também. Pelo menos eu ainda não encontrei a resposta. Parece que pelo inquérito foi descartada a culpa dos esteroides a chamada “fúria dos anabolizantes”, e Benoit realmente foi considerado um assassino, um bandido.

Jericho. Amigo de longa data.

Não estou aqui para condenar ou defender ninguém, mas não consigo separar o homem, a parte pessoal, do wrestler, a parte teatral das coisas. Sim, sabemos que hora o cara era heel e outra face, assim como manda o figurino do esporte, mas fica a impressão de que Benoit era a mesma pessoa tanto fora como dentro do ringue, um verdadeiro personagem real. E isso é que deixou a todos mais perplexos, pois éramos fãs de um assassino, torcíamos para um homem com um monstro dentro dele, tão perverso e sem coração. Hoje que sou pai, não me passa pela cabeça matar um filho, é inconcebível. Por isso fica difícil exaltar os feitos desse lutador, por mais que ele tenha sido importante, nós queremos é esquecer tudo o que aconteceu. Por outro lado, fica impossível falar sobre esse lutador sem lembrar da tragédia que o cercou. Mas também apagar tudo da memória, seus momentos marcantes na WWE, parece muito complicado.

Benoit e Eddie Guerrero.

O wrestling perdeu um grande lutador, os fãs perderam seu ídolo, as famílias perderam uma parte delas e foram marcadas para sempre pelo ultimo ato insano de um homem, infelizmente impossível de se esquecer. Acho que no final das coisas, vai de cada pessoa. Cada um foi afetado de uma maneira, cada cabeça possui uma sentença e na soma de tudo, perdermos todos nós.

 

A MORTE DE LANCE CADE

Lance Cade. Campeão de duplas com Trevor Murdoch.

Fiquei bastante chateado com a morte desse lutador. São coisas que nos pegam de surpresa. Lance não foi uma grande lenda dos ringues, talvez também nem teve tempo para isso. Mas eu gostava dele, era um bom lutador e tinha golpes bem legais e muito bem executados, ele tinha muito futuro.

Tava meio sumido, pois há tempos não ouvia falar dele, e acho que até alguns aqui vão ter que se esforçar para lembrar dele. Mas uma notícia dessas é sempre triste para quem gosta de wrestling.

Hoje o nome dessa coluna deve ser interpretado ao pé da letra. Valeu Lance Cade.

R.I.P!

Fonte: www.wwenobrasil.com

E… EM BREVE…

ATENDENDO AOS 19 VOTOS DA PESQUISA…

ELE VOLTARÁ…

MAIS MODERNO…

MAIS PETACULAR…

MAIS GUAPO…

MAIS TOSCO DO QUE NUNCA!

26 comentários em “Dead House – Benoit.

  1. Grande Xandão, acho que falar do Benoit já virou rotina dos fãs de wrestling, infelizmente o lutador passou a ser marcante não pelas habilidades que no ringue continha, mas pela tragédia ocorrida por ele.

    Benoit foi um grande lutador, não há dúvidas que no ringue ele era um espetáculo de wrestler, e sem dúvidas, um dos wrestlers mais técnicos que já foi apresentado nesse mundo. Promoveu grandes lutas, as quais muitos delas foram marcantes para a sua carreira.

    Lhe respeitava muito como lutador, mas depois do ocorrido, ficaria na dúvida se lhe respeitava como pessoa, pois é algo brutal e covarde. Foi um assasino, e seguirei com esse pensamento para sempre.

    Enfim, é tenso e repetitivo falar do Benoit, mas aconselho que se quiserem interagir com outras pessoas sobre ele, que comente de sua grandiosa carreira, que comente do seu enorme talento no ringue. Sobre o acontecido, é algo a ser esquecido pelo os fãs.

    Lance Cade…Tão novo e seria mais uma nova promessa para vermos daqui há uns anos, mas infelizmente se foi. É impressionante a capacidade das drogas para acabar com a vida de qualquer um. Muitos wrestlers lida com esse caminho, e o resultado nunca é animador, triste.

    El Tosco Returns. Ótimo cara, o JLL é um dos quadros mais criativos dessa blogosfera, muito bom.

    Belo texto Xandão, soube lidar com um assunto tão polemico como o caso Benoit. Abraço.

  2. Boa Xandao, o blog tá arregaçando nas postaens hein, isso é ótimo!! Parabéns a todos que voltaram ou que continuaram postando!

    Sobre o texto, eu concordo que o que você vê fora do ringue, você logo liga no cara dentro do ringue (tanto que tenho muita raiva do Orton por ele ser um estúpido arrogante no backstage) mas não sei se foi porque não vi a época disso, logo não vi notícias e tudo mais, ou se é porque, de algum jeito, não me caiu a ficha, mas sei lá, EU vejo ele como um wrestler excelente, ponto, nada mais, pois não vi muito dele, e até gosto de algumas coisas, como ele no ONS 2005, ou ainda ele vencendo a RR match e vencendo na WM uma lutaça, e talz, mas não ligo uma coisa a outra e não deixo de gostar dele DENTRO do ringue por ter feito isso sabe? Não é algo como com o Orton acima citado, é algo como: ok, ele é bom, mas finjamos que ele não fez nada. Talvez essa opinião mude, até porque sei que foi um crime indisculpável, cruel e sem noção, mas até agora, não o odeio quando o vejo entrando só pelo crime, apenas o vejo como aquele personagem na luta.

    Mesmo assim é um tema que dá bastante discussão e que pode ter muitas opiniões, mas que foi maldoso e cruel, isso foi e não há como negar. Outro ponto, se foi por loucura, drogas, ou instinto, não sei, mas após a fala de Jericho, não sei, bate aquela dúvida… Sem contar que o perfil de psicopata não é um crime e se matar, geralmente faz vários crimes e várias coisas… É, se pensar muito falha :P, mas por agora falaria que foi um crime por causa das drogas, mas penso sim na hipótese de ter sido ele mesmo, “ao natural”.

    Belo texto, ótimo tema de discussão!!

  3. Legal Xandão!
    Como comecei a reacompanhar wrestling na época do SBT, e por pura preguicite, não vi nenhuma luta dele (momento taca pedras), mas um dia verei sim senhor.

    Eba!
    El Tosco de volta em live action!
    huahuahuahauau

  4. Fala galerinha…

    Com certeza foi bem difícil escrever essa DH.Tocar nesses assuntos é sempre complicado. Fica mais para reflexão mesmo de como o ser humano pode ser fantástico e ruim ao mesmo tempo.

    Obrigado pelos coments…e aguardem o El Tosco Show!….a tosqueira em sua plenitude!hehe

  5. Acompanhei muitas lutas do Benoit. México, Japão, ECW, WCW, sua estreia na WWF/E…

    E digo que na época em que aconteceu o crime, antes de saírem as primeiras impressões, ninguém (fora o Jericho) pensaria que teria sido o pai e marido a cometer um delito hediondo desta natureza. Conforme foram sendo reveladas as conclusões e bateu aquela revolta em muitos fãs por admirarem um assassino, ele foi execrado da história do Wrestling Mundial (principalmente na WWE que não diz os respectivos RR E WM que ele venceu).

    Eu sempre tive e sempre vou ter boas lembranças do Benoit lutador. Por que? Consigo separar (diferente da grande maioria, talvez por não ser pai – mas não por falta de prática ou tentativa – eu possa ter uma interpretação mais leve do culpado) a pessoa do lutador. A pessoa está ligada ao que era o lutador: Um cara guerreiro que fez o seu nome mundialmente, quase uma unânimidade como um dos melhores técnicos de todos os tempos (arrisco a dizer que era um dos 3, mas não em qual posição).

    E o pai que enforcou o próprio filho e a esposa. Pôs uma bíblia aberta em determinado versículo e se enforcou. Isso é um notório pedido de ajuda. Embora nada justificaria a morte de sua família. Ele se declarou culpado e cumpriu a auto-sentença. Assunto encerrado.

    Mas os Flying Headbutts, As sequências de German Suplex, as lutas memoráveis que fez na ECW (na minha opinião, o auge de sua técnica)… Isso deve sim ser assistido e lembrado por nós, fãs de pro-wrestling. Por mais que muitos o culpem, ele se declarou o maior culpado. Assistam as lutas de um dos maiores (no talento) lutadores de todos os tempos e sejam felizes (putz, isso pega).

    E tenho dito!

  6. Lembro que na época do ocorrido, até quem não assistia wrestling acompanhou o fato, e o pessoal “de fora” comentava: “Nossa, que luta pra louco, ó o nível dos lutadores…” e coisas assim.

    Benoit foi sim um grande lutador dentro do ringue, marcou seu personagem por onde passou… Como pessoa não posso falar muita coisa, mas esse acontecimento todo é algo que afundou o nome Benoit no mundo da luta livre…

    Hahaha, ri do El Tosco, agora é um Talk show? aeeuahueiah, vamos ver o que vai sair, quero muito acompanhar isso…

    E breve, retornarei tbm.
    ….espero!

      • Apareceu em várias revistas, noticiários e acho que tem até um documentário brasileiro de 1 hora sobre a carreira de Benoit.

        O wrestling pode até ser ignorado por boa parte aqui da TV brasileira, mas quando houve assassinato, opa! Vamo colocar a luta livre em destaque e fazer parecer uma coisa pra troglodica assassino!

        Nos EUA, eu soube de uma noticia que o caso foi pesquisado e a WWE questionada pela casa branca. Tenso…

        • Foi o caso do esteróides. Vince teve a cara de pau de dizer que seus atletas não usavam substâncias proibidas (e o que Batista era daquele jeito porque colocava uma bombinha de ar na bunda).

          Foi aí que começou a rolar o lance da Wellness Policy. Parte do público americano culpou o irmão do Silvio Santos por uma possível “ira dos esteróides” – causa provável na época. E o velho descendente de irlandês, que não é burro, mas parece, criou essa política pra dizer: “Ei, nós somos responsáveis! Ninguém, fora os meus Main eventers, usa bomba ou dorgas. Se usar, tem 3 strikes. Babou, rua!”

          Como o cara se matou, a culpa de tudo meio que caiu em cima do Vince. Mas isso é uma outra injustiça.

  7. Bom, podem falar o que quiser , mas eu não vou mudar a minha opinião sobre o Benoit . Eu NÃO gosto dele , nunca gostei , ele pode até ter feito várias lutaças , teve uma carreira e tanto , mas eu nunca fui “chegado” nele , e com mais uma notícia dessas , foi uma das coisas que eu acreditei pra naum gostar dele … (podem tacar pedras , o quanto quiserem) … Mas , nem por isso deixo de respeitar ele , e a todos que gostaram dele … Isso é só aminha opinião !!!

  8. Triste foi a decisão da WWE em fazer uma grande homenangem ao Benoit, só pra logo após os fatos, querer usar um giramundo e apagar a cagada que eles acharam que fizeram.

    Vinnie Mac tem que cuidar dos seus negócios, mas retirar até o Cripler Crossface dos jogos… Achei isso um pouco além da média.

    As pessoas são inteligentes (algumas), elas sabem interpretar as coisas. Sabem separar o profissional do “Crippler” (que piada de humor preto!).

    Mas eu posso estar enganado e falando um monte de asneiras. Uma notícia dessas relacionada com a WWE faria suas ações caírem ainda mais do que caíram na época do incidente. Benoit/morte + Programa especial – venda de produtos x Vince – dinheiro = Apagador de memória da MIB sobre tudo relacionado ao Benoit by WWE.

    Não sei se Vinnie ajuda a família do cara. Mas nesse ponto ele sabe que uma boa ação lhe rende mais aquisições, então é bem capaz que o esteja fazendo.

  9. Eu tenho minha teoria a respeito disso. Sabe-se que o Benoit estava convencido que o filho dele tinha uma doença genética. Eu tenho 2 primos com a doença em questão (Síndrome de Martin-Bell) e, pra qualquer um que tenha visto alguém com esse problema, severo como ele é (a ponto de precisar de ajuda a vida inteira) é desanimador. As evidencias dizem que o assassinato do filho dele não foi feito em um momento de fúria, mas um estrangulamento com as mãos, como aconteceu com a esposa dele, é um ataque que pode ser feito assim.

    Meu palpite é que, depois de ter matado a esposa em um surto, ele decidiu se matar por culpa, e a morte do filho foi, na cabeça dele, uma espécie de eutanásia.

    É só um palpite, mas é algo que casa com todas as pistas e com o que sabemos da vida dele. Errado, sim, mas pelo menos compreensível.

  10. Eu Sou da geração do WWE no SBT ,mas wrestling clássico pra mim virou vício , e eu , ni início só via o nome desse guri na wikipédia , e falei , vou pesquisar .Eu achei, e descobri sobre essa trite demais.

    Ele lutava muito , isso era FATO , mas não gostavamos de um assassino , gostavamos de um wrestler , e duvido que algum fã sabia como ele era.

    Alguns nomes pra refletir:Mike Tyson e o mais recente Bruno do flamengo

  11. Benoit foi um grande wrestler e não dá para esquecer o que ele fez no wrestling mais esse episódio manchou quase toda a carreira dele, infelizmente enquanto se falar em Chris Benoit vai se falar disso é uma coisa que não dá pra esquecer, é como hoje nos conhecemos o wrestler dentro do ringue mais fora dele é outra história…

  12. Grande Xandão! Estou ancioso com a volta do Cabron, El Tosco. Vamos dar bastante risada novamente!

    Sobre o texto…

    Apesar de ter sido extremamente bem escrito, não acho que este cara vale a pena sequer, lembrar dele. Acho um psicopata, assassino, um verme que matou o próprio filho e só tenho isso para comentar.

    Mas respeito a opinião de todos vocês!

    Abraço! Manda muito bem!

  13. Não da mesmo pra dissociar o que o cara é dentro do ringue e fora… bom, defeitos, sabemos que vários dos nossos ídolos são cheeeeeeeeios deles. Muita coisa em muitos dos que eu gosto não me agrada. Mas daí pro Benoit…não tem como.

    O cara pra fazer isso tem problemas…e o maior deles é o descontrole emocional. Seja por qual motivo ele tenha feito o que fez, eu não conseguiria sentir qualquer admiração por uma pessoa assim.

    Os fãs nunca torceram pra um assassino…ninguém conhece ninguém tão bem quanto pensa, muito menos um fã a um ídolo. São coisas que acontecem e, nesse caso, o culpado já está morto. O caso dele não é tão comentado justamente por ninguém ter vontade de se prontificar a levantar o nome dele. Bom, pelo menos é o que eu penso.

    *esperando o retorno do El Tosco!!!*

Deixe um comentário

