Na Teia do Aranha #28 – Especial “Guia Next To Rumble”

Bem, como o Gustavo disse que estou com a corda no pescoço e, como viram, não estarei participando do concurso, venho aqui para um texto especial sobre a nossa mais nova disputa no blog. Na verdade, é um guia para todos que quiserem entrar na disputa e até para quem pensa escrever ou escreve em sites ou blogs pela internet. Espero que seja de bom proveito a todos, leiam e aproveitem!

Valeu!

Guia Next To Rumble

A internet é um lugar praticamente infinito, onde as possibilidades sobre o que fazer são tão grandes que em um único texto não caberia. As pessoas buscam coisas do seu gosto, descobrem outras e, com isso, vão moldando seus conhecimentos e impressões. O gosto por pro-wrestling é uma dessas inúmeras ramificações e não há dúvidas de que se não fosse pela internet, 90% das pessoas que entram em sites, blogs e espaços do gênero na rede não conheceriam ou teriam uma noção mínima que foi dada a eles pela exibição recente da WWE na TV aberta.

O trabalho desses locais na internet é fundamental para que vocês, público em geral, tenham conhecimento dos acontecimento mas recentes desse universo e tenham momentos de lazer, entretenimento e interação com as pessoas que possuem o mesmo gosto. E se passa a olhos vistos de todos que os sites ligados a esse gênero têm crescido absurdamente nos últimos anos, o que é algo bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque temos mais lugares onde podemos procurar coisas relacionadas a luta livre. Ruim porque uma grande parte desses espaços criados é de baixíssima qualidade.

Percebendo isso, estou colocando alguns passos para que os concorrentes a “rookies” do “Next to Rumble” possam fazer uso quando forem escrever seus textos. Já falo que não sou professor de língua portuguesa ou algo do gênero, mas quero passar um pouco do que vejo nesses mais de 15 anos ininterruptos (sim, ininterruptos) de conhecimento do pro-wrestling para vocês. Vem comigo! [/GoulartdeAndradefeelings]

1)      Sobre o que falarei?

É algo óbvio, mas pensar no que escrever não é tão simples assim. Muitas vezes, quem escreve na internet escolhe assuntos tão aleatórios que ele mesmo se embola na hora de colocar em palavras, dá uma volta imensa e não diz nada. Quando pensar no assunto a ser dissertado, tenha em mente que é um assunto reto, ou seja, você não precisará ir aos tempos remotos da humanidade e passar por toda a história do mundo para chegar ao ponto.

2)      Como escreverei?

Pessoas queridas, se você está escrevendo algo para que outras pessoas leiam, pergunte-se duas coisas antes de tudo: “eu gostaria de ler esse texto se ele fosse escrito por outra pessoa?” e “esse texto reflete o que pretendi falar?”. Afinal, escrever textos quilométricos com pouco conteúdo ou que não possuam uma linha de pensamento firme é perda de tempo. Escreva algo que você tenha domínio. Não conhece? Pesquise, busque, corra atrás, faça por onde.

3)      Erros de Português.

É um dos problemas mais graves. Quando as pessoas escrevem seus textos, ficam na esperança de que o corretor ortográfico do Word faça tudo pra eles. Mas, vejam vocês, elas também (teoricamente) aprenderam Português na escola! Então poderiam muito bem ler o texto que acabaram de digitar e corrigir também, “purque da muitu pobrema ixcrevê axim, intendi?”

4)      Respeite a Inteligência dos Leitores.

Se tem uma coisa que me irrita, particularmente, é a pessoa que quer se pôr acima das outras. Na escrita isso é mais comum do que se pensa. Criar um texto inteligente não significa que você tem que escrever um testamento sobre a plástica do Elbow Drop do Shawn Michaels ou que tem que pegar um dicionário e usar as palavras mais difíceis para escrever um texto. Mas também não fique usando de um tipo de escrita como se estivesse escrevendo pra alunos de uma creche. Saiba que tem uma pessoa com opiniões e pensamentos do outro lado. E, por pior que seja a crítica que ela faça, use-a construtivamente.

 

5)      Use o Seu “Pro”

Os que serão selecionados terão um “pro”, ou seja, alguém para ajudá-lo. Use-o muito bem, saiba usar os seus conselhos, não seja prepotente e, mesmo se você for melhor que o seu “pro”, lembre-se de que qualquer pessoa tem sempre algo a nos ensinar, por menos que seja. E em algum instante, precisaremos desses ensinamentos.

 

Bem, com os conselhos dados, espero que seja de ajuda para todos que participarão dessa disputa. Estarei torcendo por todos aqui e que vença o melhor. LET’S GET READY TO RUMBLE!

Anúncios

12 comentários em “Na Teia do Aranha #28 – Especial “Guia Next To Rumble”

  1. Parece que já temos um “pro” para a segunda temporada hein… hehe

    Gostei do texto e da ideia, é isso aí mesmo…

    “mesmo se você for melhor que o seu “pro”, lembre-se de que qualquer pessoa tem sempre algo a nos ensinar”

    Isso vale muito para quem for o rookie do Boemio, e ponto, talvez amanhã nós tenhamos a relação rookie-pro. Preciso fazer o sorteio, publicá-lo, e repassar os contatos…

    Acho que só faltou você citar aí os cliches. Tem assuntos que já estão muito debatidos, mas não irei entrar neste mérito, pois somente meu rookie entenderá do que falo, muahahaha

    Mas suas dicas seriam melhor quando o Punk volta a ficar bom, né Bob Esponja?

    • Tem coisas tão óbvias que a gente não precisa nem se ater. E como é o primeiro contato das pessoas, acho que, mesmo se ela usar de um assunto clichè, ela pode tirar dali algo construtivo.

    • Grande idéia Aranha, penso que deveria estar aqui como Pro, no lugar do “Copiador”.

      Sabe como é, o cara copiou a parada de outro blog, e deu aquela famosa cavadinha para estar entre os Pro’s.

      • Talvez o Aranha merecesse entrar no lugar do Boemio, o cara não tem nada a seu favor, eu pelo menos fui sagaz eu copiar a ideia do outro blog e conseguir uma vaga entre os pros… E ele? Entrou na quota de idosos…

  2. 1) Sobre o que falarei?
    Claro que sacanagem e tiração de sarro com o Curintia sempre são textos bem aceitos em todos os segmentos. Mas como o tema e LL, falem sobre algo que vocês saibam do que estão falando, hehe. Os piores textos são aqueles que nem o autor sabe o que escreveu e sobre o que escreveu, e isso tem de monte.

    2) Como escreverei?
    Um texto bom não é um texto longo. Eu nunca fui fã de seguir um padrão de escrita. Cada um tem um estilo, cada um tem um jeito de escrever, e isso que é o legal de um blog com bastante colaboradores. Querer escrever igual alguém é a pior bananagem possível.

    3) Erros de Português.
    O geito é apelar pru World ou pro Alréliu.
    NãO esqueçam de uma coisa. HELL é inferno e HEEL é o lobo mau da parada. Aliás, é melhor esquecer essas palavras, não as usem, hehehe.

    4) Respeite a Inteligência dos Leitores.
    Pense assim. O João Aranha vai ler seu texto, eu vou ler seu texto, colaboradores “lerão” seus textos, Michel Serdan lerá seu texto, The World is Watching seu texto… Claro que o Gustavo e o Godoi também vão ler, mas e daí? Vai escrotizar a parada pro causa da minoria? Escreva algo que tu gostaria de ler e não ache que por saber em que dia foi a estréia do Funaki você será uma espécie de Superstar da blogosfera venerado por tdos.

    5) Use o Seu “Pro”
    Não só seu pró, como leitores que comentam mandando opiniões e todas as informações possíveis. Possivelmente você será melhor que seu PRO, levando e consideração o pessoal designado a tais funções, não é difícil. Pô, o Criador Livraise ganhou de melhor cronista da blogosfera, pra você ver o naipe da parada. Coloque um macaco untado com margarina na frente do PC e provavelmente ele fará um texto e vai ser o novo “melhor cronista”.

    Texto bem bacana João. Como assim tu não é um PRO? hehehe Criador tá andando muito com o Gustavo, fazendo só Gustavice. Mas precisamos manter nossos superstars para assinar uma nova temporada com o canal de TV. Não podemos queimar campo logo na primeira temporada. hehehe

    Abraço.

  3. Opa Aranha, lembrando que em nenhum momento saiu da minha boca e/ou do meu teclado que esses outros ou você, estavam com a corda no pescoço. Quem disse isso foi o Criador na coluna lá. E se eu achar que alguém não está ativo, eu falarei com Corbari e os outros adms que visse online, mandaria um e-mail pra TODOS do blog falando o porque acho que deviam sair os inativos. Ou pelo menos os cobrando. Só não fiz nada do tipo com aqueles outros que sairam faz um tempo, pois além de já ter falado com o Corba, eles eram tão inativos, que não davam as caras nem em coment fazia mais de 4 meses… Pra mais!

    • Pague pelos erros dos seus subordinados! /brinks

      Eu sei que vc não escreveu, só quis dar o drama do chefe. Linguística e Psicologia Aplicada são a vida.

  4. Ótimo texto, um belo guia pros possíveis rookies vindouros.

    E acho muito pertinente isso, pois muitos disseram que não participariam porque não tem o “nível” ou a qualidade necessárias. Vendo esses 5 passos importantíssimos, vemos que não precisa ser um Gustavo (GOD) da vida pra escrever bem. Sério, acertando inglês e português, falando de um tema que conheça e desenvolvendo bem a ideia, é quase todo o caminho andado. E nenhuma dessas coisas são difíceis de se fazer. Por isso, se algum dos leitores que viu o post do Next do Rumble, e não achou que tinha gabarito suficiente pra participar, pare, pense, repense, e veja se REALMENTE não tem condições de participar. Garanto que praticamente todos, tem qualidades grandes, mas têm meio que um receio de sair algo ruim ou ser muito criticado (nesse caso, pra isso que tem o pro, pra te dar uma ajudinha).

    Boa Aranha, e podia ser mesmo, como o Criador disse, pro da segunda temporada 😛

    • Exatamente. Acho que em um blog, não adianta o cara ser o rei do dicionário, só não pode ser um dummy da vida, prepotente e tudo o mais.

      Uma coisa que sempre disse a todos do que escrevo é que nunca esperem um texto quilométrico, mas algo que seja o estalo, que te faça refletir sobre o que foi escrito. Não quero saber se você conhece todas as lutas do Ric Flair, mas quero saber se você pode compartilhar conhecimento, e isso é tudo em um universo de internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s