NTR #1 – Texto I, 2º Rookie: “A Redescoberta da America Latina”

E neste segundo dia de promoção nós temos o texto de Hitman, o rookie do Criador Livraise, neste caso, o meu rookie. Na sua estreia Julio “The Hitman” Cesar traz uma observação feita sobre as últimas tentativas da WWE de expandir-se para o mercado latino. Confira o seu primeiro texto para o blog na continuação do post.

https://lh6.googleusercontent.com/_Ja-RFvALNTw/TU3piVmrswI/AAAAAAAAAOE/4Dmq_I3IljA/Banner%20NXT.jpg

A Redescoberta da America Latina, por Julio “The Hitman” Cesar.

https://getreadytorumble.files.wordpress.com/2011/02/viva-mexico3.jpg?w=300

Fala ai galera, como primeiro texto para o Get Ready to Rumble decidi fugir um pouco dos temas mais badalados. Enquanto todo mundo só ta pensando na Road to Wrestlemania, retorno de Superstars e estréia de contratações prefiro falar de um assunto um pouco diferente e nem tão evidente assim, a recente empreitada da WWE em ampliar o foco da marca para o mercado latino.

Que a WWE sempre teve um bom publico no México é fato, e a brand azul sempre possuiu um destaque para os latinos, principalmente a figura de Rey Mysterio. O resultado disso (e também de umas escolhas estranhas de horário) é que o Smackdown acaba por ter Ratings melhores no México e na Europa devido aos imigrantes latinos que la residem
porem agora a WWE parece estar vendo que o potencial latino pode ser muito maior. Alem do México a WWE tem um grande destaque no Chile e em outros países latinos, mas agora alem das turnês, as marcas licenciadas da WWE têm chegado com grande força nesse mercado. Países onde a WWE nunca foi transmitida estão em negociação com a empresa, e outros onde ela já foi exibida estão negociando seu retorno, linhas de brinquedos antes restritos aos EUA estão entrando no mercado formal e os sites da WWE no exterior estão com atualização mais constante.

Toda essa busca vem pra mim na tardia percepção que só a renovação e o foco no publico jovem americano não esta substituindo os fãs perdidos da Attitude Era, e a não migração dos fãs da WCW e da ECW que era esperada e nunca aconteceu. O mercado americano ficou pequeno demais pras pretensões da WWE, ainda mais avaliando os números americanos que cada dia estão piores.

http://blackpoliticalbuzz.files.wordpress.com/2010/03/latinos-stand-up1.png

Muitos agora devem estar se perguntando do porque dessa minha opinião de foco nos latinos já que a WWE sempre teve mercado externo, seja na Europa, Ásia e nem por isso essas regiões tem um foco todo especial da WWE. Bom, não tem mais, já que a Europa teve um bom foco quando a WWE quis ganhar o mercado de lá, ate meso com a instalação do WWF European Championship que no inicio era mais defendido na Europa. Pra mim o foco começa com um dos grandes nomes do Smackdown! Sim ele mesmo, Alberto Del Rio, lutador Mexicano que recebeu um dos maiores pushs da historia, e com certeza o maior e mais rápido dado a um Latino. Após sua contratação o lutador teve uma passagem na FCW apenas para melhorar seu inglês e adequar seu move set. Em pouco tempo no Smackdown teve uma feud com o maior nome latino da empresa como teste, e agora está numa luta por um World Title em sua primeira Wrestlemania, e não foi um contender vindo do céu, parte do push monstruoso foi dar a ele a vitoria no Royal Rumble. Tamanho push só havia sido dado a um latino com o próprio Rey Mysterio, porém a diferença é que Rey já tinha anos de EUA tendo passagens na ECW e WCW. Além do grande foco a Alberto, a WWE está investindo em lutadores latinos como nunca antes, na FCW já há dois lutadores mascarados: Épico e Hunico, e a WWE investiu há muito tempo para trazer o maior nome Mexicano da atualidade, e maior vendedor de produtos no México, Místico.

Mistico possui um estilo flyer pra mim superior ao de Rey Mysterio, está no auge da forma, coisa que Rey já não se encontra há alguns anos. Esta é a chance da WWE voltar a ganhar rios de dinheiro seja com mascaras, bonecos, e outros produtos similares, não só nos EUA, mas principalmente no México e na America Latina, já que se Del Rio é o grande nome heel e Místico tem tudo pra ser o novo Top Face latino na WWE.

http://hgimvfnu.files.wordpress.com/2009/06/screenhunter_03-jun-09-15-09.jpg%3Fw=187&h=266&h=266

Outra razão pela qual eu toco nesse assunto do foco latino é pela qual foram as declarações desde a época pré-troca de emissora de transformar o Smackdown! na brand nº1 da WWE. Alguém achou mesmo que o programa de sexta tinha como intenção obter os maiores ratings no EUA continuando a ser gravado e mudando para uma emissora menor da mesma rede de emissoras do RAW, e com a segunda feira sendo o dia tradicional de wrestling nos EUA desde os tempos da WCW? Para mim há uma mensagem escondida nessa declaração, a mensagem de que os planos sejam que o Smackdown seja a brand nº1 e a marca forte da WWE na America latina, contando com mais membros latinos com destaque e mais lutadores com estilo que agradam aos latinos, ou seja, flyers e técnicos, motivo pelo qual acho que Kofi e Ziggler têm tido destaque, e também pelo qual Christian e Rey são mantidos na brand azul. Note que enquanto a RAW mantêm os figurões de estilo mais lento, brawlers em geral, no Smackdown tirando Big Show, Kane e Undertaker, velhos dinossauros, o resto do roster e membros com maior destaque são lutadores ágeis, técnicos, com maior disponibilidade pra spots.

Com tudo que lhes apresento então caros leitores, qual a opinião de vocês? Concordam com esse velho espectador de Wrestling, que talvez agora seja a chance do mercado latino? Que talvez as chances abertas agora, e uma resposta positiva dos mercados possam fazer com que possamos ter acesso legal aos PPVs, Programas, e quem sabe turnês mais próximas e num sonho até no Brasil? E quem sabe num sonho maior ainda a chance de lutadores sul-americanos voltarem a pisar num ringue da WWE, e de vermos um brasileiro que realmente vai estar lá? Isso só o futuro e a resposta do mercado Latino poderão dizer, mas realmente aposto em chances de verdade para este mercado e torço para que a popularidade cresça nas bandas de cá.

Comentários de Criador LivRaise:

Opa, temos aqui a estreia do meu rookie. Julio Cesar trouxe aqui um ponto de vista que estava passando desapercebido por muitos. Conseguiu expor de maneira coesa e bem trabalhada como a WWE tem se expandido e aberto os olhos para o mercado latino, trazendo infonrmações que confirmem vossa teoria. Mostrou possuir um certo conhecimento pelo assunto conseguindo falar sobre o mesmo com autoridade. Eu realmente gostei bastante desse texto, o tema é interessante e irei abordá-lo em um próximo Stand Up (a análise do Against All Odds já está saindo do forno, aguardem) para termos o comparativo Rookie X Pro. Eu creio que você deva melhorar em alguns aspectos técnicos de escrita, como por exemplo: Frases muito longas. As vezes isto confunde o leitor, não creio que tenha ocorrido neste texto, porém é um risco muito grande e abre espaço para ambiguidade.

Outro detalhe é algumas regras gramaticais que foram esquecidas, mas nada de muito relevante. Observei que o texto parece ter sido passado por uma revisão, noto isto pela repetição de alguns significados, porém com palavras diferentes, como por exemplo o caso do mas, porém, entretanto e contudo. O uso destas expressões significam que houve uma revisão textual, pois tendenciamos a utilizar mas e porém. Claro que há a possibilidade de estar enganado, mas estou bem acostumado com casos assim, e conheço vários exemplos. No geral, gostei mesmo do texto, abordou uma boa temática e conseguiu trabalhar bem sobre a mesma.

E agora galera, deixem abaixo seus comentários, opiniões, críticas, e sugestões.

Anúncios

10 comentários em “NTR #1 – Texto I, 2º Rookie: “A Redescoberta da America Latina”

  1. E finalmente achamos o Daniel Bryan da primeira temporada do NTR, claramente melhor que seu pro e com um grande potencial para desenvolver.

    Agora sobre o texto, a WWE finalmente olhou pro quintal dela, a América Latina é um mercado em potencial (Principalmente Brasil e México) e tem um custo bem menor que uma toru pela Asia por exemplo (Ao menos eu acho XD)

  2. Sim, não sou nenhum grande colunista, mas gostaria de avaliar o seu texto, em torno de meus pensamentos.

    Julio, gostei do seu texto. Mostrou-se criativo em relação ao tema do artigo, e que se importa com os leitores, se comunicando atráves do seu texto. Acho isso muito importante, trazer o público para si, e interagir entre eles, por isso acho sempre bacana nos finais de textos, pedir um pouco das palavras dos comentaristas. Gostei Julio, construiu o texto com personalidade.

    A única coisa que achei de errado, são as mesmas “chatices” de sempre, o uso da pontuação. Percebo que muita gente possui muita dificuldade em torno disso, mas com um bom acompanhamento, você no final das contas irá se acostumar, foi dessa maneira que passei a usar corretamente as pontuações. Pense duas vezes, antes de escrever palavras como “porém”, “portanto”, assim como o seu pro disse, use sempre a vírgula sobre tais palavras. Siga os conselhos do seu pro, que você aperfeiçoará suas colunas.

    Abraço 😀

  3. Muito boa a escolha do tema e soube abordar bem o assunto. Achei um trecho confuso…

    ” e a não migração dos fãs da WCW e da ECW que era esperada e nunca aconteceu “…acho que vc quis dizer a migração esperada nunca aconteceu, não?

    Tirando já os pontos que o Pró apontou, de resto ta muito bom.

    Bela estréia!

  4. Ola, primeiro obrigado a todos, principalmente pelos conselhos tentarei aplica-los com maior precisão. Obrigado tambem pelos elogios tentei mesmo abordar um texto com um tema diferente do que tem sido o foco de todos, fugir dos temas saturados.

    E Xandão você esta correto, acabei deixando esse trecho passar, o texto correto é esse mesmo que você citou obrigado.

  5. Muito Bom texto e te considero por enquanto meu favorito(já que você foi bem melhor que o Victor Yan)e ainda por cima com a ajuda de um dos melhores de todos os tempos(sim estou falando do Livraise)agora só espero que o seus textos e o dos outros,tendem a melhorar porque essa boa promoção vai ficar incrível.Tô doido para ver os Rookies do Jack e do Corbari,o do Jack porque o Jack é muito bom cronista e o do Corbari porque o mesmo é bastante criativo e assim se os Rookies seguirem seus Pros vai ser muito bom.

  6. Eu gostei do texto. O tema foi bem escolhido e a escrita é satisfatória, porém, tenho dois pontos a citar:
    1) A pontuação tem que melhorar, para que os blocos de texto não se tornem maçantes.
    2) Você quis dar a sua opinião e acabou ratificando-a de um tal ponto que pareceu um pouco prepotente em certos momentos. Sei que não foi sua intenção, mas quando for passar a sua opinião, seja firme, mas trate o leitor como alguém igual a você e não como se você estivesse numa posição acima dele.

    No mais, muito bom. Parabéns.

  7. Ainda cedo, mas acho que já pintou um favorito. O tema foi bem escolhido e desenvolvido, soube expressar sua opinião e no final, a mensagem foi passada.

    Como crítica construtiva: vi que foi um pouco prolixo algumas vezes, tornando estas partes do texto desnecessárias e cansativas.

    Outra: cuidado com o uso excessivo da mesma palavra (ex: foco).

  8. Olha… Parabéns! ÓTIMO TEXTO! Gostei muito, e vi que você é um dos favoritos!

    Neste assunto que vc apostou em compatilhar conosco, se saiu muito bem.. Falou o que tinha que falar, não enrolou, claro, não foi perfeito, e teve aqueles errinhos, eum que posso citar é “estréia” como vc escreveu, ainda pode continuar desta forma, mas já deve ir se acostumando em tirar esses acentos em palavras que terminam em tritongo, mas isso ainda tem tempo!

    Bom, sem muito o que falar, o primeiro texto, e uma coisinha ali que não gostei, foi o que já falaram, mas ao contrário, é essa coisa de “E você? Gostou?”… Na minha opinião, para um “Rookie” neste momento, não seria uma forma adequada de dizer como foi o texto e talz, poderia dar uma segurada por enquanto, como por exemplo um “Eu espero que tenham gostado”, ou algo com outras palavras… Bom, bão sou um especialista nisto, mas PRA MIM, acho que não era o momento certo, para fazer isto! 😉

    MAS o texto em si.. ÓTIMO! 🙂

  9. A escolha do tema foi genial, a execução deixou um pouquinho a desejar somente por ser a estreia, se esse texto fosse escrito nesse mesmo contexto daqui a 3 meses estaria PERFEITO, em algumas partes você quase fugiu do tema, mas conseguiu voltar a tempo, e em outras que eu achei um pouco confusas, porém foi o fato da prolixidade que o Boêmio citou acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s