Dead House – O Advogado do Diabo!

Bom meus amigos, na Dead House de hoje vou bancar o advogado do diabo. Não que eu vá defender esse wrestler com unhas e dentes, mas vou tentar explicar para muitos o porque dele existir e ser tão necessário na cultura do pro-wrestling, não só norte americana como em outros países também.

Querem saber quem é o dito cujo?

The Champ is... a, deixa pra lá...

Sim, é ele João Cena! O lutador mais achincalhado pelos fãs brasileiros, unanimidade negativa nos blogs, o tosco, o próprio coisa ruim. Mas será mesmo que ele é tão ruim assim? Será que ele tem que ser banido do wrestling mundial? Pois saibam se isso acontecer, outro irá entrar no lugar dele, e assim por diante, até o fim dos tempos. Querem saber porque?

Simples. Isto é cultural. Assim como outros antes dele ( Hogan, Warrior. Luger, Diesel etc) a cultura da luta livre precisa dos seus heróis, seus mocinhos, seus faces. No caso dos EUA é a figura do Super-Homem que predomina no popular americano, o cara honesto, integro e super forte, praticamente invencível, que sempre dará a volta por cima e vencerá o inimigo das forças do mal. Aquele que todo mundo admira, um ser acima de qualquer suspeita.

No caso dos mexicanos por exemplo já aparece a influência das mitológicas máscaras, do homem mascarado , o estilo Zorro. O herói escondido atrás do mistério de sua máscara, vide El Santo o maior herói da lucha libre. Pode ser até mesmo um herói meio que marginalizado, mau falado na alta sociedade, mas é o herói do povo, lutando contra as injustiças que afligem uma população sofrida e explorada, um pingo de alegria num cenário sem esperanças.

Heroi perfeito.

No Brasil mesmo, não fugimos a regra do herói. Aqui ele é o bom moço, o genro perfeito, porte atlético e loiro, aos moldes de Ted Boy Marino, temos também Nino, Bob Leo seu filho Bob Jr dentre outros, são os estereótipos do galã herói brasileiro, verdadeiros campeões do ringue, campeões da justiça, bondade e lealdade, figuras incorruptíveis.

Hoje John Cena representa essa figura, sendo indispensável na WWE. E ele faz seu papel muito bem, Cena consegue passar um carisma e credibilidade incríveis ao seu personagem. Assim como os outros exemplos norte americanos citados, o fator “luta” acaba ficando em segundo plano, e Cena não foge a regra sendo um lutador bem limitado. Mas mesmo assim não se pode negar sua paixão pelo que faz e o esforço de dar o seu melhor. John vem evoluindo em suas habilidades e pra ser sincero não vejo um Barret, um Miz ou até mesmo um Triple H lutar muito melhor do que Cena, analisem isso de coração.

Sempre respeitei esse lutador e pra mim ele nem é tão irritante assim. Eu entendo a sua função, por mais que ficamos putos da vida com algumas passagens, esse é o estilo WWE de wrestling, é o estilo que Vince agora optou em fazer, o foco agora é outro e respeito também a opção de priorizar o publico infantil. Negócios são negócios.

Justiceiro.

John Cena pode até não ter nascido para lutar, certamente não ganhará inúmeros prêmios de melhor lutador ou ganhar 5 estrelas num combate, mas ele conseguiu chegar ao seu objetivo, domou seu destino e bem ou mau chegou ao topo. Talvez a frase “never give up” não seja somente um bordão marqueteiro.

Então por favor, não vamos mais lamentar que Cena sempre ganha e que as lutas são chatas e repetitivas. Meu caros, é claro que é chato mas é o papel dele, o herói sempre vence e isso nunca irá mudar, nunca. Ainda mais na WWE que absorve toda a massificação cultural de um país e além disso vem priorizando o entretenimento em detrimento ao esporte. Isso já foi dito antes, se querem wrestling de verdade e o fim desse papo de herói invencível então não assistam a WWE.

O fato é que sem os heróis o pro-wrestling parece não ter sentido, assim como os vilões que também são vitalmente necessários. É daí que vem as melhores feuds, desses embates entre o bem e o mal, que nos faz ficar grudados por horas assistindo e torcendo, para um lado ou para o outro, mas com a única certeza de que tudo isso, no final das contas, será inesquecível e bem divertido.

 

 

 

WWE SEM PLANOS PARA THE ROCK?

POW!

Acredito que isso seja um engano, uma nota só para esconder alguma surpresa, pois não é possível os bookers não terem nada em mente!

Eu mesmo já tenho 237 ideias para usá-lo já na WM 27! The Rock é um trunfo e deve ser usado. Mas se essa notícia for verídica, gente…eu nem sei o que pensar, isso é o cúmulo da falta de criatividade!

Ainda prefiro acreditar que é papo furado da WWE! ( será?)

R.I.P!

Anúncios

17 comentários em “Dead House – O Advogado do Diabo!

  1. É o que falo, não adianta mais reclamar em relação ao Cena. Já está com a vida ganha na empresa e nunca perderá o seu posto dentro dele.

    Mudei de mais meus conceitos sobre o Cena, que ao meu ver luta muito mais do que vários lutadores dentro do plantel da WWE. E pra mim é merecido todos esses benefícios dados ao Cena, é como eu falei um dia desses em uma pequena discussão, que se o Cena é privilegiado pelo Vince, é porque ele se dedicou e fez por merecer.

    O Cena faz boas promos, é o responsável pela criançada assistir os shows semanais, o Cena ama o que faz, mas no ringue não é realmente o seu ponto forte, por mais que ele seja capaz de fazer bons combates, realmente não é o marco de sua carreira.

    “John vem evoluindo em suas habilidades e pra ser sincero não vejo um Barret, um Miz ou até mesmo um Triple H lutar muito melhor do que Cena”

    Concordo plenamente com a frase. Muitos fãs reclamam tanto do Cena, que acabam esquecendo que há outros lutadores que são declarodos bons, que não estão muito distantes em habilidade no ringue. E isso já me aconteceu muito. Blogueiros rasgando elogios ao um certo lutador, e dentro da minha mente vinha “O que é que ele tem tanto? Nada de mais”

    Os fãs parecem que já tem o instinto de reclamar de algo, e acabam esquecendo que o Cena já proporcionou ótimos combates. E Xandão, o Cena já recebeu sim cinco estrelas por uma luta, a qual foi exibida no WrestleMania 23, contra nada mais nada menos que Shawn Michaels, luta magnífica.

    É esse o meu ponto de vista sobre o Cena, um dia ele irá sair óbviamente, mas não garanto se será tão bom assim para a WWE, logicamente visando o marketing da empresa. Sim, claro, há vários outros lutadores bons de boca como o Cena, mas será que se sairiam tão bem quanto ele? Enquanto isso, temos que continuar aturando o Cena por muito tempo, e não sei vocês, mas já me acostumei faz tempo.

    Abração, Xandão.

  2. As pessoas falam tão mal do Cena e quando se pergunta os argumentos disso, ficam feio crianças de 5 anos com problemas mentais ou algo similar. Pra mim, é um dos melhores da WWE, porque, diferente de muita estrelinha lá dentro, ele vê os erros e busca melhorar, ouve as críticas e busca aperfeiçoar. Simples assim.

    P.S: Ele ownou o The Rock na última RAW.

  3. Opa, vamos lá Xands…

    Curti o texto, mas uma observação… Esse advogado do diabo aí foi mais próximo do papel que o Henry Fonda encarnou em “12 homens e uma sentença”. Você usou mais os pontos que de certa maneira podem ser interpretados para criticar o Cena mais ainda, hehe…

    Mas assim como o juiz #12, você foi capaz de convencer que o Cena não é isso que muitos falam. Na verdade, ultimamente tenho gostado bastante do Cena, melhorou no ringue, suas promos sempre agradam, seu personagem não está enjoativo, tem se mantido longe do cinturão por um bom tempo, isto é legal de se ver.

    Se você for reparar em quem reclama do Cena, geralmente é uma grande maioria que não fala inglês, acompanha wrestling a pouco tempo e é influenciado pelos que acompanham a mais tempo… Logo eles não encaram a luta do Cena como boa, já entram com o preconceito de que é ruim, assim como não entendem as promos…

    hehe, claro que tem as excessões… Abraços

  4. Belo texto, como sempre.

    Acho que toda essa má fama do Cena, está passando, afinal, além dele ter melhorado, saido um pouco do “spotlight” (apesar que voltará nele no WM, algo totalmente previsto) ele ainda ama o que faz, e aos poucos, todos começam a perceber isso… E outra, agora temos o Orton lixão pra zuarmos e condenar, logo, esquecemos o Cena 😛

    Sério, Orton tá indo pro MESMO caminho do Cena, e ai, vendo um e outro, percebemos que reclamávamos de barriga cheia, porque o Orton é um fanfarrão comparado ao Cena. Mas ok, eu particularmente acho que a má fama citada anteriormente, vem de duas principais coisas:
    primeira: ele vencer todas, de forma igual (apanha, apanha e apanha, usa os mesmos golpes e vence, típico de super-herois, como você disse) e ele vencer caras que todos gostam, e repetidamente (é, geralmente gostamos mais dos heels :D)
    segundo: pra tudo que é “amado”, existe uma massa, muitas vezes maior que a que “ama” pra xingar, zuar, contestar e criticar. Fazemos isso com caras da música, e chega até ao futebol, porque não faríamos com o Cena, não é mesmo?

    Pra mim, um outro problema também é que ele fica muito no ME. Ele deu uma saída agora, menos participações por title e tal, mas lembram em 2009? Ele tava em TODAS as lutas, naquela época ruim da WWE que só tínhamos Orton, Cena e HHH como champs… Isso somado a todas as outras coisas, e mais alguns que pensam que o Cena “rouba” o lugar de caras que, segundo alguns fãs, merecem mais que ele. Mas o fato é: será que esses citados, dizendo que merecem mais, aguentariam segurar o rojão do ME? Ir a vários lugares, lutar TODA HORA e tudo mais? Não sei, sei que apesar de haver SIM um exagero em relação a sua super-promoção e tal, também há sim um exagero nas críticas feitas.

    Belo texto, e só um detalhe… PORQUE A WWE SÓ ESCOLHE SUPER-HEROI QUE LUTA MAL? Porra, você mesmo citou ali, todos aqueles são fracos no ringue, e, por incrível que pareça, Cena é melhor que aqueles citados. Viram? Nossa época nem é tão ruim 😛

  5. É isso néh… Nós metemos o pau no Cena, odiamos o cara, mas ainda sim, nós falamos que o cara nem é tão ruim assim!

    Claro, ele é irritante SIM, mas é muito melhor ver ele do que o Orton, que depois de Face, tá CHATO PRA KCT!!
    E outra, como o Gustavo disse, será que outro ali no Roster aguentaria e levaria nas costas um ano inteiro como ele?? Orton NUNCA, já que se machuca com qualquer coisinha e ninguém aguentaria ele no ME por tanto tempo, HHH que já tá podre e em fim de carreira, tbm não… Não vejo outros além desses dois, a não ser o Edge, mas ele já é outro caso, já que NEM SEMPRE tá por ali, mas ainda sim está, mas não como um Superman!

    O que não concordo, é que a WWE parece que se confira nele… Não consegue deixar ele fora de um ME da WM, e isso acaba enjooando muito… Imagina, se em mais quatro anos ele estiver no ME da WM e continuar ganhando em todas eleas um World Title?? Ele estaria perto de bater o recorde do Flair com mais World Titles na carreira, fora quem ele tbm pode ganhar Titles durante o resto do ano…
    Outro fato, é que ele poderia sim sair dessa disputa, não precisamente do ME, mas por Titles, assim como HBK fez, que mesmo estando ali, não precisaria ganhar!

    Bom, é isso… Ele é o que mais se dedica dentro da WWE, e nada mais justo do que eles retribuirem desse jeito… Claro, isso será muito difícil de mudar, mas enquanto não acontece isso, devemos é nos contentar!

    E aliás, ótimo texto!

  6. “Belo texto, e só um detalhe… PORQUE A WWE SÓ ESCOLHE SUPER-HEROI QUE LUTA MAL?”

    Não é que o Cena luta mal, mas ele é limitado pela WWE. Sim, o Cena é limitado pela WWE, principalmente pela PG Era. Sim, é irônico que aquele que seja muito provavelmente a bandeira da WWE na PG Era seja limitado por ela. Mas também faz todo sentido, afinal, o que é mais vantajoso para a WWE? Eles permitirem a Cena fazer tudo o que ele sabe no ringue ou lhe darem um arsenal limitado de moves, pois as pessoas assimilarão mais rapidamente seus golpes e assim eles ganham um pop monstruoso? É só ver o pop que o Cena ganha quando faz a sequência 2 Shoulder Blocks + Slam + Five Knuckle Suffle.

  7. Texto muuuuito bacana Xandão, um tema muito legal que pouca gente coloca a tona.

    Eu até sigo o pensamento do Aranha. No começo eu não gostava dele, e ainda não gosto tanto, mas é visível que ele se esforça para melhorar e extrair o melhor de cada combate…
    Muita gente o critica só por criticar…. Eu não gosto da GIMMICK Cena, assim como não gosto da GIMMICK The Miz, mas eles estão longe de serem péssimos wrestlers…

  8. Ai Xandão só pra tu saber a pwi nos anos de 2006 e
    2007 o John Cena ficou em primeiro lugar na lista
    dos quinhentos melhores lutadores do ano

  9. E só pra complementar a pg na minha opinião limita
    ele,se você ver as lutas mais antigas você vê que
    ele tem um arsenal de golpes maior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s