Gustavo Ride – John Cena

É pessoal, aparece outra edição, mais cedo do que esperavam né? Anyway, aqui falarei dele, JOHN CENA (ahh vá, o título acho que mostra isso né :P). Será um texto falando a minha opinião sobre esse ser que é no mínimo polêmico em termos de habilidade, e que é um assunto que sempre gera, e gerará, uma boa polêmica e discussão.

Cenation: os fãs do Cena que são duramente zuados (não disse que isso é errado :P)

Lendo algumas coisas sobre o Cena em alguns blogs, e agora, após reler meu próprio texto, tive a ideia de falar sobre ele. Mas não meterei o pau como 90% das pessoas (incluindo eu muitas vezes, assumo) fazem, e sim tentarei bancar o advogado dele. Mas o advogado bonzinho, mostrando lados bons desse cara que talvez não tenha todo o respeito que ele merece.

Não irei me focar em contar a história dele, do debut contra o Angle, da ascensão rápida, das pequenas mudanças de gimmicks até chegar a esse atual, ao heroismo que todos nós sabemos, etc etc E sim focarei-me em mostrar que mesmo tendo tantos defeitos que nós já sabemos, e muito por sinal, ele tem muitas qualidades, que são escondidas devido um “ódio” algumas vezes inexplicável, mas que de um tempo pra cá, vem diminuindo bastante.

Digo que vem diminuindo pois antes era tipo assim: “notícia: Evan Bourne não ganha push” ai os comentários eram: “maldito Cena, culpa desse fdp, lixo, só atrapalha”. Ok, talvez não tenha chegado nesse ponto, mas próximo disso, sem exagero mesmo, em meados de 2008/2009 o ódio contra ele era tamanho, que se compararmos com hoje em dia, diríamos que hoje em dia ele é visto como ídolo maior.

Mas ok, e por quê? Por que tudo isso? Por que esse ódio todo? Essa raiva?? Esse é o ponto, quando você pergunta, os caras não sabem responder, mandam coisas tipo “ah, porque ele tem 5 golpes” ou “ah, porque ele é heroi demais” ou ainda “porque ele tem uma gimmick  indefinida de heroi/soldado/gansgster e rapper”. Ok, se motivos bestas assim são dignos de ódio, teríamos que odiar o Bourne porque ele não sabe falar uma frase de efeito no microfone? Ou odiar o Swagger por ter língua presa? Pera lá né!!

Um mal na empresa, mas amado pelos fãs. O outro bem na empresa, mas odiado...

O ponto é que, PRA MIM, esse ódio todo vem daquilo que é uma das coisas mais normais que existem: os haters que surgem aos milhares quando tem algo fazendo muito sucesso. Sendo “explicável” o ódio ou não, em todo lugar vemos isso. Desde Restart, passando pelo Cena, Hardy, Batista e tal, até mesmo com Neymar. Não que nenhum desses não tenham motivos, mas esse dito ódio passa dos limites. Porque do mesmo jeito que a mídia, ou alguns fãs doidos os colocam como deuses, os haters tentam a todo custo os colocar como lixões, que são ULTRA overrated e não merecem nada do que tem (sendo fama, sucesso, dinheiro, mulheres…). E sabemos que não é bem assim.

Agora que já mostrei que no meu ponto de vista, esse ódio contra ele é inexplicável e exagerado, é hora de mostrar porque devemos gostar dele, ou pelo menos porque não devemos odiá-lo.

Pra começar, ele é um cara que ama o que faz. Isso é inegável, já que ele de fato dá o sangue pela empresa, não tira férias (só quando se machuca, e quando acontece isso, ele ainda se esforça ao máximo pra voltar logo, como vimos no seu retorno no RR 2008) dá atenção aos fãs, pois alguém aqui já viu alguma noticia do Cena sendo desrespeitoso com os fãs, ou fazendo mancada com os mesmos? Não né, foi o que pensei… Sem contar que sendo totalmente vaiado ou não, ele tá lá pro que der e vier. Pode ver no ONS 2006 ou agora em Chicago, onde ele foi brutalmente vaiado, mas não fez nenhuma coisa desrespeitosa ou fora do papel dele, mostrando que ele respeita o kayfabe.

Mas tá, disso, creio eu, todos já sabiam. Agora vamos aos pontos que mais “pegam” na hora das criticas, e darei minha opinião em cada um desses pontos, que são: habilidade no ringue, gimmick e heroismo.

E começo pela habilidade no ringue. Pra mim, ele não está nem entre os 10 piores da empresa. E se ele não mostra seu move-set, é porque ele é bookado pra apanhar, assim não tem como mostrar golpes mesmo. Sem contar que número de golpes, não fala nada, pois o maior lutador in-ring foi o Shawn Michaels, e quantos golpes ele usava regularmente? Não chegam a 10, e podem falar o que for, mas é verdade. E, se mesmo assim, você não se convenceu, achou isso baboseira, citarei alguns golpes, sem usar wikipédia nem nada, que o Cena usa regularmente, e muitos são muito bons, como o AA, o STF, o five knuckle shuffle, bulldog, gutwrench suplex (acho que chama assim :P) leg drop do corner, que é um PUTA DE UM GOLPE, suplex, protoplex (acho que chama assim, aquele que ele gira o cara no ar, antes de dar o five knuckle) flying shoulder block, dropkick (que o dele é feio, assumo :P) entre outros. Se isso não é um bom move-set, não sei o que é. Ou seja, pra mim, essa não é uma boa desculpa pra odiá-lo, ou não respeitá-lo.

Segundo ponto: Gimmick. Concordo que já mudou bastante, antes ele era rapper e falava as coisas rimando, depois ficou meio gangster, depois meio soldado, sei lá, sei que mudou tanto, que ele já teve uns 4 sinais diferentes feitos com a mão (word life, depois o hang loose, agora o “tomar no cu” que são três dedos, hustle, loyalty e respect, creio eu). Mas e daí? O Punk mesmo, eu citei no último texto, mudou de gimmick algumas vezes, isso não é um problema. Talvez o problema seja a gimmick bondosa e heroica né (ai já entra no terceiro ponto), mas vem mudando, pois ultimamente ele até encarou o chefe e tudo mais… E também, cá entre nós, face é um pouco heroi mesmo… Preciso lembrar do fodão do Austin, na época da invasion, que entrou no ringue e derrubou uns 10? Isso mesmo, DEZ. Ou The Rock derrotando os caras e vencendo os títulos, MESMO com Vince, HHH e todas as stables deles contra ele? É assim, face é meio heroi… Isso porque nem quis citar o Ultimate Warrior ou o HOGAN, pra não ficar chato né 😛

É meu caro, agora é Hustle, Loyalty and respect!

Ai vocês dirão: “ah, mas o Austin e o Rock já foram heels”. Ok, concordo, o Cena foi, mas era muito no começo. Mas na boa, entendo o Vince. Se o Cena virasse heel a um mês atrás, quem ia “segurar” ali em quesito de vendas? Ninguém, TALVEZ o Miz, mas a um mês atrás, ele tava apanhando pro RILEY. Mas porque estou falando de “um mês atrás”? Simples, porque atualmente, tem sim um cara capaz de segurar as vendas, e ele é CM Punk. Por isso reclamões, esperem, pois eu pelo menos nunca vi chances tão grandes do Cena virar heel. Não acho que isso acontecerá, mas as possibilidades nunca foram tão grandes.

Então tá, com todos esses pontos que coloquei, você ainda o odeia? E esse texto não foi puxando saco, nem nada disso, até porque não sou fã do Cena, mas o RESPEITO, e isso que vocês deviam fazer, pois diferente do amado Rock, ele não largou a WWE pra fazer cinema, ele está lá, todos os dias, como o próprio Cena disse na promo contra o Rock. Claro, ele tem defeitos sim, afinal, todos os wrestlers tem. Talvez os defeitos dele sejam mais evidentes, ou pelo menos mais falados. Talvez outros, queridos por nós, mereçam chance no ME, mas será que eles conseguiriam segurar o rojão? E mais, o Cena ficar muito tempo no ME cansa? Sim, mas além disso ter ocorrido com todos os queridos por nós, como o SCSA, o Rock, o Hogan, etc etc, ele tem tentado mesclar isso, feudando com a Nexus por exemplo.

E pra finalizar… Você prefere quem no ME, Cena ou Orton? Cena ou Batista? Cena ou JACKSON? Então não vamos reclamar tanto né! Até a próxima!

34 comentários em “Gustavo Ride – John Cena

  1. Gostei muito do texto Gustavo.
    Em minha coluna no WI na segunda edição melhor falando, falei exatamente sobre o mesmo tema e do mesmo ponto de vista seu, os dois lados de John Cena, porque o cara é mum dos lutadores mais odiados do mundo do wrestling com certeza.
    Mas também a WWE fode com o cara coitado, não podemos fazer nada sobre isso.

    • Ah, mas o Orton como FACE ali no caso… Ele heel, principalmente legend killer era FODA, hoje em dia é um verdadeiro bosta, esse sim é um que posso dizer que “odeio”.

  2. Basicamente o motivo principal pro Cena ser odiado é porque tudo que faz sucesso é odiado. Ring-skills não são desculpa, quando ele não é bookado só pra apanhar ele faz boas lutas (Inclusive contra o Batista, e fazer boas lutas com o Batista é sempre beeem difícil). Mic-Skills, a melhor dentre todos os faces da WWE e 2ª melhor da empresa só perdendo pro CM Punk. Gimmick, enjoativa, concordo… Mas, pra mim, o HHH quando é Face também é enjoativo, o Rey sempre vencendo caras com o dobro da altura dele de forma limpa também é enjoativo… Ninguém é obrigado a gostar do Cena, mas deviam considerar isso ao invés de simplesmente odiarem por odiar.

    • Esse é o meu ponto, quer odiar? Ok, mas odeie tendo um porque REAL, não “simplesmente odiarem por odiar” como você disse.

      Discordo que o Rey vencendo caras com o dobro do tamanho canse, porque levando em conta o tamanho, dele, TODOS tem o dobro do tamanho HUASHUASHUASHUAS. mas zueiras a parte, acho que não exageram tanto nisso não.

      Mic-skill dele é foda, mas não sei se é a segunda melhor da WWE, tenho minhas dúvidas sobre isso. E HHH face era bom, mas heel ele era SIMPLESMENTE FENOMENAL.

      É isso ai, sacou bem o que quis dizer no texto!

  3. belo texto gustavo eu vou falar uma coisa que todo mundo do blog vai zoar,eu sou fã do Cena,mas sem zoação o Cena foi o cara que me fez gostar de wrestling,já que quando ganhei o svr 2008 só jogava com ele,quando eu ganhei o pc eu começei a procurar lutas dele.mas claro,não sou um fã putinha dele admito que ele possua certo problemas como sua gimmick que é chato não por que ele o bonzinho mas é que como é o top face ele geralmente sai por cima,mais uma coisa meio que saindo contexto vc ai mencionou caras como hogan,warrior,rock,caras que muitas das vezes as pessoas endeusam e nem percebem que esses caras possuiam limitaçoes igual a o cena.
    Como você falo ele agora tem a chance de fazer a hell turn,na
    minha opinião com essa turn ele deveria voltar o gimmick de chaingang que era bem maneira.

    ps:a pwi elegeu o Cena melhor wrestler de 2006 e 2007.

    ai gustavo pra ajudar a defender o cara procura essa luta:

    john cena vs egde unforgiven 2006

    john cena vs umaga royal rumble 2007

    john cena vs jbl judment day 2005

    john cena vs hbk wm 23

  4. Primeiramente, ótimo texto! 😀

    Bem, eu não gosto de falar tanto do Cena, até porque quase ninguém entenderia, simples. Não reclamo do Cena por ser ruim e talz, pois quando ele faz força, ele consegue, prova disso foi na WM 26, 23, contra o Punk, e agora com o Rey no RAW, mas sim pois às vezes até enjoa ele muito lá. Mas afirmo, que reclamo por reclamar mesmo, pois eu já até me acostumei em vê-lo por quase três anos seguidos sempre apanhando e ganhando depois.

    Como você, eu também o respeito e muito, principalmente atrás das câmeras, que nunca ninguém falou mal dele, e acho que nem o maior Troll (Após o Jericho :P)se atreve a dizer isso, então…

    E ele faz coisas boas sim, como o Push que ele pediu para o Bourne, que não teve culpa de perder, o Punk tendo bem mais destaque do que ele, e creio que o Cena tem uma boa parte de envolvimento nisso, entre outros.

    Enfim, agora até dá pra gostar dele, pois seu posto de Superman foi ocupado pelo Orton, e agora devemos odiar o Orton, não mais o Cena! 😀

    • Obrigado. Ahh, mas que o Orton é infinitamente pior que o Cena em todos os aspectos, aahhh isso é. Um cara que começa a sua promo com “Hi, my name is Randy Orton” sendo que ele era A PORRA DO CAMPEÃO MUNDIAL, E JÁ TEM HISTÓRIA LÁ, tem que ser um bosta. E detalhe né, copiou essa fala, mas ok.

      De fato, CENA>>>>>>>>>>>>>>>>>.Orton, e nem vou comentar nos backstages, pra não ter que adicionar mais 50 “>” né ¬¬

        • ai rickie,sem intrometer mas o orton tá muito chato,e também ele
          é o canalha mór da wwe,ele ferrou o punk(na época que ele tava na feud com taker),com kofi e com Mr.anderson,e que eu
          saiba são esse pois a outros que ele ferrou

  5. gostei do seu texto Gustavo, ainda há certas coisas q descordo, mas são poucas… Realmente o Cena não é o melhor wrestler da wwe ( e nunca será 😛 ). Entretanto, ele merece sim um certo respeito, porque ele consegue ser ele mesmo no mundo do wrestling, como vc mesmo mencionou, dizendo que ele dá atenção a seus fãns, seus move sets não são tão ruims, apenas um pouco limitado e as vezes mau aplicados, mas botchar é humano!!

    E quanto ao ódio insano contra ele, acho que o principal motivo é a indignação dos fãs q acham q outros wrestlers poderiam estar no ME, ocupando o lugar do Cena, mas isto é relativo, apesar de eu concordar 😉

    • Claro, outros nós imaginamos que POSSAM vir a ir ao ME, outros nós sabemos que podem ir bem, mas não estão lá. Acho que a WWE tinha que arriscar, pelo menos antes dessa WM onde ele já será O destaque, a colocá-lo mais pra baixo, no upper mid-card, ou até dar férias a ele, afinal, se ele se machuca e não tem Rock vs Cena, Vince tem um enfarto KKKKKKKKKKK

  6. Realmente, concordo em parte com usted. Cena é um cara que ama o que faz, isso não é mentira, mas acho o fato de xingarmos tanto ele é por que ele rouba o espaço de outros lutadores, futuros midcards que tem muito para dar. Legal isso dele amar, mas tem que tambem enxergar um piuco e sei la, virar pelo menos tag team e deixar outros talentos se tornarem ME.
    Agora quanto ao fato de ele ficar trocando de gimmick, legal e talz, mas ficar numa que não faz sentido, pqlm. Se decida homem, e até que seu moveset é bom, realmente, mas o que acontece, tem lutadores melhores.

  7. Bem, eu estranhamente nunca cheguei a odiar o Cena mesmo, não gostei da “estreia” dele na minha vida pq ele foi o filho da puta viadinho q não deixou o Triple H vencer a RR de 2008 xD

    Mas de resto, ele enche o saco em situações como aquela luta contra a Nexus e tals que vence uns 2 sozinhos, mas vem melhorando bastante e começa a merecer o posto q tem na WWE…

  8. Opa, sempre legal falar do Cena. Eu não sou um fã do John Cena, mas o admiro e posso explicar o motivo de todo este ódio pelo cara. A razão é mais óbvia do que parece. Em 2008, quando WWE começou a passar no SBT ele era vendido como “O FODA”. Beleza, assim como Undertaker e muitos outros. Quando esse povo que achava o Cena foda entrou em contato com os fãs antigos que conheciam já CM Punk, AJ, Samoa Joe, Rock, Bret Hart, entre outros, rolou a treta. A galera antiga teve argumentos para converter toda a geração SBT contra o Cena. Mas por que o mesmo não funciona com Undertaker? Bem, tirando pelo óbvio (ringue skills hein? rs), o personagem do Undertaker não abre margem para este ódio.

    Os teens odeiam heróis, preferem anti-heróis. Normal pra idade, então lá se vai o ódio pelo Cena. Aí todos os argumentos que você deu acabam indo por água abaixo. O pior é que a galera endeusa os ícones do passado, mas se eles tivessem vivenciado aquela época, teriam odiado-lhes ou não endeusado como o fazem.

    No geral, quem odeia o Cena é basicamente por causa disto. Legal ter trago este assunto com um prisma diferente, embora tenha escrito com notebook enquanto mandava um telegrama, abs!

  9. A situação do Cena é a seguinte: ele é face pras crianças e heel para os marmanjos. Isso está mais que evidente nos ultimos RAW

    Repito, o heel turn do Cena já está rolando a tempos.

Deixe um comentário

