Papo Gordo #3 – A História Se Repete

Salve Galera do GRTR. Parece até milagre, mas olha só mais um texto, em tão pouco tempo. Se o trinômio faculdade, trabalho e internet não interferir, espero que “Papo gordo” seja uma coluna quinzenal. Ou quando houver um fato relevante que mereça ser comentado. Mas vamos ao trabalho. Estamos prestes a ver na Wrestlemania 28 um histórico, mas que já vimos antes. Como é? Ficou confuso? Leia o resto do post.

O ano era 2002. Uma lenda voltava para a WWE para enfrentar sua figura mais proeminente. A Invasion já havia tomado conta das Feud da WWE. Foi então que a New World Order iniciou um confronto com o People’s Champ. Melhor dizendo, o superstar mais famoso da sua geração, Hulk Hogan, enfrentou o superstar mais famoso da atualidade, The Rock. A Feud foi brilhante. Muito bem construída, como não podia deixar de ser, já que estamos falando de dois mestres do mic skill. A luta em si ocorrida no Wrestlemania X8 não foi brilhante. Convenhamos, Hogan nunca foi um grande wrestler nem no auge dos anos 80. Mas a magia do momento criou um ambiente mágico, com a participação do público dando o tempero especial que uma luta lendária precisa. The Rock nunca havia sido tão vaiado, mesmo nos seus tempos de heel. Hogan foi aclamado pelo público. Desde as provocações de Rock ao Hogan Respect, cada movimento dos lutadores era acompanhado pelos gritos da multidão. Não foi um confronto de lutadores, mas um encontro de ídolos de duas gerações.

Charisma VS. Charisma

Vale lembrar que Hogan não precisava disso para ser uma lenda eterna. Também The Rock não necessitava desse combate para ser um dos mais populares superstars da WWE. Mas foi essa luta que consolidou na carreira de ambos como uma virada. A generosidade de Hogan de passar a tocha de ídolo para um lutador da nova geração deve ser ressaltada. Um homem acostumado a ser o centro das companhias que trabalhou não precisava de mais essa luta. Ele já seria o homem que ergueu nas costas a WWF e WCW, independente dos rumos tomados pelos administradores dessas. O público buscava Hogan onde ele estivesse. Duvida? Vale lembrar o estrago da ida dele para a TNA, em tempos recentes. Gostando ou não, todos comentaram e, mesmo que escondido, todos viram ao menos um Impact pra ver o Hulkster.

Assim como Rock já era o lutador mais popular da Attitude Era. Mesmo não sendo um lutador técnico como Triple H ou agressivo como Stone Cold, The Rock era o centro das atenções da nova WWF, seja por suas promo impagáveis, seja pela sua performance nos rings. Ele exercia a mesma função que Hogan tinha nos anos 80. Enquanto Randy Savage e Ricky Steambolt lutavam de maneira impecável, era Hogan quem atraia cada vez mais audiência. Da mesma forma Dwayne Johnson batia recorde de vendas tanto de camisetas e brinquedos quanto de ingressos e PPV. Essa passagem de tocha foi tão bem sucedida que sentimos seus reflexos até hoje, para o bem ou para o mal. Essa luta deu um fôlego novo à carreira de Hogan, que deixou a NWO e seguiu com sua carreira até a uma luta também histórica contra Vince McMahon no Wrestlemania 19. Seria a aposentadoria gloriosa que a lenda merecia. Mas… Sim, a TNA acabou com a aposentadoria de Hogan. Azar dele.

O Último Grande Momento de Hogan

The Rock foi catapultado a gloria. Se ele já era popular, se tornou uma lenda. Um fenômeno cultural que já não cabia mais na WWE, e ganhou as luzes e o glamour de Hollywood. Teve cada vez menos participações na WWE. Viu o final da sua histórica Feud contra Stone Cold Steve Austin no Wrestlemania 19, finalmente vencendo. Ai foram apenas participações especiais e cada vez mais presença na mídia. Todo o carisma de Rock atingiu o mundo. Até2011. Atão falada volta de Rock, tal qual como a volta de Hogan anteriormente, só teria sentido se fosse feita com uma rivalidade contra o lutador mais popular do seu tempo. E esse é John Cena.

Desde a desastrada participação de The Rock na Wrestlemania 27, passando por uma Feud brilhante no Survival Series, ele vem mostrando a vontade de estar em forma para fazer um bom papel nessa luta contra Cena. Já o líder da Chain Gang tem passado por momentos difíceis. Se já era questionado pelo público por ser identificado com a PG Era, agora que lutará contra um dos mais populares de todos os tempos, vem sendo sistematicamente vaiado. Se já não era fácil ser top face de uma companhia que tem lutadores históricos como Triple H, Shawn Michels e Undertaker, e carismáticos como Chris Jericho, The Miz e CM Punk, concorrer com o campeão do povo tem sido desastroso para a sua imagem.

ROCK BOTTOM! ROCK BOTTOM!

A WWE aposta na repetição da magia. Todos na empresa apostam que uma vitoria de Cena sobre The Rock no maior palco de todos irá reverter essa maré e legitimar Cena como o top superstar da sua geração. Mas correm o risco da rejeição ser tão grande ao ponto de um Heel Turn ser inevitável. O ponto positivo é o acerto de marcar essa luta com um ano de antecedência e desenvolver com calma essa Feud. O ruim é que o público, como foi há 10 anos, pode ser o fiel dessa balança, com forte tendência a apontar para um lado que a WWE não quer.

A Um Passo Do Heel Turn!

Anúncios

6 comentários em “Papo Gordo #3 – A História Se Repete

  1. Triple H Técnico?
    Só se for o de 10 anos atrás, pois nos ultimo anos ele só faz o mesmo feijão com arroz…a não ser recentemente, pois não acompanho mais e não sei se ele esta melhor….

    Boa coluna!

  2. A WWE tende a fazer isso em toda a história da WM. Um confronto de gerações é sempre algo que atrai e muito a mídia, já que muitos querem rever seus ídolos confrontando os seus ídolos atuais.

    Pra mim a WWE quer mesmo é fazer do Rock ser o principal da Feud, assim como Hogan foi. Hogan na WM X8 foi aplaudido BEM mais que o Rock, que era o Heel da WM. Desta vez não será diferente. Cena será vaiado mais do que em Chicago no MITB, ou NY no SS. O objetivo é fazer com que o Cena seja o “melhor” de sua época e provar que pode sim ser o cara. Rock venceu uma lenda, e provou estar melhor. Cena vencendo o Rock (O que é quase óbvio), é a prova de que no momento é o cara.

    O problema é se a WWE quiser cagar ao máximo fazendo o Rock vencer. Na boa, ai seria um desrespeito enorme com o Cena, que trabalha duro, leva a WWE nas costas, e mesmo com tanta gente odiando-o, ele luta como toda vez: Seguro, fazendo o que tem que fazer, sem se influenciar com o que vê e ouve. E ai enquanto o Rock fala que vai voltar pra sempre, continua dando importância aos filmes e a mídia, contrariando o que no passado ele tinha feito.

    Espero mesmo que o Cena tenha um Heel Turn. Assim ele, creio eu, que conseguirá mudar a opinião de todos os seus Haters (Dos EUA, que não gostam dele), e fazê-los acreditar que Cena é alguém bom. E isso vem sendo bem Bookado, pois o Kane pedindo para o Cena liberar todo o ódio dentro de si, é para deixar de ser esse cara bonzinho, que respeita, e virar um matador e foda-se o resto.

    Enfim, ótimo texto, Lanzoni!

  3. Grande Modeste, boaaa cara…
    É como disse o Belfort uma vez ai, sobre alguns lutadores brasileiros não admitirem enfrentar outros, que treinam juntos e mimimim: “Pro esporte crescer, as lendas tem que se enfrentar, os melhores precisam entrar em combate”…. E pro Wrestling mais ainda, sempre é importante os ídolos de gerações se enfrentarem….
    Mas seilá, eu acho estranho o ME da WM ser marcado 1 ano antes….. Ou seja, muita coisa você sabe que pode acontecer e não pode acontecer com o Cena e The Rock, e isso, pro quesito “surpresa” com a WWE para os fãs, é péssimo..
    Abs

  4. Bom a WWE sempre levantou o lutador no WM que tinha mais carisma que mais vendia camisetas e PPV, so que nessa WM ambos fizeram e fazem isso, Rock ja levou estadios a lotaçoes quase que maximas so pra verem ele lutar, Cena igualmente so que de uns tempos pra ca, o personagem em si do Cena ficou tao comum e ja sem sentido que se ele ganhar do Rock (o que é quase certeza) pode tanto subir o seu status pra lenda, ou se depender de uma reação estranho do publico, transforma-lo em um quase heel, pois ele ganhou de um face eterno e amado por todos os fãs da WWE, assim deixando ele quase que instantaneo heel e a WWE vai ter deixar o Cena ser heel pois a reação dos fãs ja nao vai ser dividida em canticos e vai ser um hino só… Cena Sucks!!

    Essa feud foi muito bem pensada, só que o que acontecer no WM é que vai decidir o rumo de uma nova lenda ou de um novo heel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s