Tribuna Ready To Rumble #3 – Qual a melhor gimmick match?

A tribuna Ready To Rumble volta à ação, e o assunto em pauta é “Qual a melhor gimmick match?”  Por quê? Aos que não sabem, gimmick matches são os tipos de combates como Hell In A Cell, Last Man Standing, Submission, entre tantas outras. Deixe seu comentário opinando o que achas e o motivo.

https://getreadytorumble.files.wordpress.com/2012/01/r2r.jpg?w=640&h=256

Mas antes de dar continuidade recapitulemos como fora a última Tribuna Ready To Rumble. Na edição passada tratou-se dos general managers e a sua importância para o wrestling. Infelizmente poucos participaram, e a participação fora muito similar entre ambos, confira aqui caso queira conferir. A pontuação das 3 participações foi:

Tiago Paiva: 10 pontos (opinião moderada)
Gustavo: 10 pontos (opinião moderada)
John Shena: 10 pontos (opinião moderada)

Se você não se lembra do critério de pontuação, eis o mesmo abaixo:

30 pontos: Argumento coeso e que não fora refutado.

20 pontos: Argumento coeso e refutativo.

15 pontos: Argumentos não questionado e compartilhado.

10 pontos: Opinião moderada.

10 pontos: Conclusão compartilhada.

5 pontos: Levantamento de hipótese.

-10 pontos: Falta de bom senso.

E algumas regras:

– Constará a pontuação da melhor participação. Supondo que alguém levante uma hipótese, porém também dê uma opinião moderada. Se o seu levantemento de hipótese for melhor do que a opinião (no que diz respeito a clareza, coesão e coerência), irá ser contado apenas os pontos do levantamento de hipótese.
– O critério para desempate se dará pela ordem de citação dos critérios de pontuação, ou seja, o primeiro vale mais do que o segundo, que vale mais do que o terceiro, e assim por diante.
– Outro critério de desempate é o momento em que realizara o comentário, sendo a vantagem concedida ao que primeiro comentar.

Bem, deixando todo esse blábláblá de lado vamos ao que realmente importa! Curto e grosso, para você, qual a melhor gimmick match?

Para lhe ajudar a refrescar a memória abaixo segue uma relação de vídeos representando as gimmick matches mais famosas, porém existem tantas outras que você pode citar, sinta-se a vontade.

Hell in a cell

Three stages of hell

Submission match

Ladder Match

Hardcore Match

Ultimate X

War Games

Royal Rumble

Elimination Chamber

TLC

Inferno

Last Man Standing Match

Monters Ball

Lethal Lockdown

Buried Alive Match

Bem, acho que se você estiver com tempo livre e vontade, acabo de relacionar mais de 5 horas de puro entretenimento em mais variadas formas de competição. A maioria dos combates citados são clássicos do wrestling e devem estar na lista de lutas que todo fã deve assistir.

Anúncios

10 comentários em “Tribuna Ready To Rumble #3 – Qual a melhor gimmick match?

  1. Pra mim é a Royal Rumble. Luta que todos têm oportunidade de aparecer, é a que mais temos ansiedade, por ter em conta que ali veremos quem estará no “Main Event” da Wrestlemania. Muitas vezes são bookadas de modos certos. Quando vemos um retorno vamos ao delírio, quando vemos alguém que gostamos sabemos que ele é um dos que podem ganhar, e vemos ele comandando a Rumble. A contagem de 10 dá uma expectativa muito alta pois todos nós vamos juntos na contagem, como se fosse virada de ano e ficamos ali esperando o cara entrar e masssacrar quem já está cansado dentro do ringue.

    E o principal que acho, é que nunca temos certeza de quem vence. Sempre temos uns 3 na cabeça, esperamos um retornante vencendo, e na hora, conseguimos ver que mesmo não sendo quem você achou, ainda sim vê que foi muito boa.

    É claro que temos outras como a HIAC, MITB, TLC e Ultimate X, que pra mim completam um Top 5, mas eu particularmente acho mais emocionante o Royal Rumble e é o que dá sempre mais expectativa e ansiedade antes da luta, emoção durante ela, e alívio e felicidade após.

  2. Para mim é a Elimination Chamber atualmente porque é uma luta que junta uma estrutura excepcional e que não limita os lutadores como é o caso da RR Match, proporciona spots excepcionais e um grande número de participantes.

    O grande número de participantes possibilita a junção de várias rivalidades, o nascimento de alianças (Como ocorreu com Carlito & Master em 2006 por exemplo) e também há a surpresa de quem será o próximo a ser incluído na luta.

    Por último, não podemos esquecer que tudo SEMPRE rendeu ótimas lutas, coisa que não acontece nas outras gimmick match em que já tivemos edições sofríveis, a EC Match é uma fórmula de sucesso que sempre agrada.

    • Eu discordo quando você diz que as ECs sempre geram ótimas lutas, pois em grande parte delas, até pelo menos a entrada do 4º lutador, só se vê dois caras quase o tempo todo caídos. Isso sem falar que, sempre no finalzinho, os primeiros a entrar na luta se recuperam quase que ‘por milagre’, sendo que a poucos minutos atrás estavam já cambaleantes.

  3. A Elimination Chamber é a melhor gimmick match, pelos motivos a seguir:

    1 – Entradas. Primeiramente, o sistema de entrada é teoricamente aleatório, mas não tão de absurda diferença quanto uma RR match. Utilizando a fórmula do ‘being a mark’ é mais fácil o nº6 ganhar, porém, a probabilidade do primeiro vencer, mesmo sofrendo bastante na cage e no sistema hardcore do combate, é maior que um nº1 do RR.

    2 – Afunilamento. Eu vou meio que quebrar as pernas, em partes do argumento do Godoi. Zim, o número de participantes é teoricamente grande, mas é menor que um MITB ou, principalmente, um RR. Porém, é isso que torna a luta superior. O afunilamento dos melhores wrestlers da empresa leva o combate ao mais alto nível. E possível ver diferentes estilos, spots e psicologias de ringue presentes no mesmo combate.

    3 – Duração. O sistema de entradas permite que o combate seja longo, mas sem ser chato. O tempo faz que ele se construa sem problemas, ajudando os wrestlers presentes mostrarem tudo o que podem.

    4 – Estrutura. Preciso especificar? A plataforma toda é PERFEITA pra excelentes e mais variados spots. As grades, o nível do chão de metal na mesma altura do ringue, as cápsulas, tudo ajuda.

    5 – Hardcore. Ok, isso está presente em quase todas as outras gimmick matches. Mas nessa, em especial, aparece de outra forma. Quase todo spot, na luta toda, o tempo todo, é baseado na estrutura e na falta de DQ, que permite a utilização da jaula. Sem contar o uso permitido de armas, que aconteceram em algumas edições.

    6 – Por fim, mobilização do público. O anúncio de uma EC é mais épico, agora, do que uma TLC ou uma HIAC. ‘BLOOD AND TEARS’ teoricamente. É o único ponto que o RR vence a EC, mas esta é forte também nesse quesito.

    7 – Esse é um contra-argumento de antemão. Caso alguém cite notas ou avaliações especificas de técnica, usar o Meltzer como base é ridículo, pois ele é extremamente tendecioso. E sobre Submission ou Iron Matches explorarem a TÉCNICA dos wrestlers, isso se anula, já que a EC exige hardcore e psicologia de ringue, enquanto tanto RR quanto TLC exigem criatividade e desenvoltura física.

  4. pra mim o prêmio vai pra hell in a cell,pois a ideia da luta pra mim é perfeita,onde ali
    dentro vai ter o inferno e os wrestlers irão se matar para derrotar o outro,e sempre
    foi uma match com um caminho sombrio de sempre toda vez que fecha a porta carreiras são terminadas.
    outro fator importante é que ele teve fator em varios dos maiores spots da história
    como o chokeslam de undertaker em rikishi e foley sendo jogado duas vezes na cela

  5. Em minha arrogante opinião, a melhor luta de todas é a Money in tha Bank. Gostei desse bagulho de numerar os argumentos, então vou copiar o Bogo:

    1 – SPOTFEST! Nenhum outro tipo de combate permite tantos spots em um período tão curto de tempo; tanto pelas escada, quanto pelos lutadores escolhidos, tudo é perfeitamente planejado para que se hajam spots de encher os olhos durante todo o tempo que a luta durar

    2 – Dinâmica: Devido ao fato de haver um grande nº de pessoas na luta, raramente haverá um momento com apenas wrestlers caídos/se levantando(o que, salvo raríssimas vezes, é extremamente BORING). Em suma, uma luta intensa

    3 – High-risk moves: o Youtube está aí para nos provar que acrobacias com escadas raramente acabam sem ferimentos; e com os profissionais não é diferente! Por ser uma luta impossível de se ensaiar, cada movimento, tanto em falso quanto o perfeitamente executado, pode resultar em ferimentos reais gravíssimos. Ou seja: garantia de adrenalina até o final!

    4 – Equilíbrio: Essa é uma das poucas lutas em que podemos ver acrobatas magrelos lutarem em condições iguais(às vezes superiores) a brutamontes-truculentos-de-mais-de-200-kilos. Isso porque não basta nocautear todos à sua volta; você ainda precisa subir alguns degraus(coisa que um tamanho maior só atrapalha)

    5 – Oportunidade: Apesar de não agregar tantos wrestlers como o Royal Rumble, o nº seleto de indivíduos permite que todos os participantes tenham uma média de 15 minutos de luta para apresentar suas habilidades; novatos, jobbers, esquecidos, não importa: Na MitB, todos têm seu momento de destaque, e pelo menos uma oportunidade para provar o seu valor e mostrar do que são capazes

    6 – Prêmio: Novamente a MitB se mostra superior ao RR: O vencedor pode cobrar uma luta pelo título a qualquer hora, e em qualquer lugar(às 3 da madrugada, num banheiro? tá valendo!), o que em 100% dos casos resulta em vitória. Portanto, leia-se: Vencer a Money in the Bank = Sagrar-se campeão mundial.

    7 – (e último) – Imprevisibilidade: Cada MitB tem um desenrolar único; uma história a ser contada, e com um desenvolvimento tão singular que é impossível de ser copiado de novo.
    Aproveito para já lançar meu contra-argumento para com o RR e a EC: nessas lutas, é necessário que todos os participantes já estejam na luta para que a mesma acabe(óbvio, dã!); enquanto que a MitB, pode acabar a qualquer instante; à partir do soar do gongo, o final é COMPLETAMENTE imprevisível: pode durar segundos ou horas(apesar de nenhum desses extremos ainda ter acontecido). Isso sim garante a atenção do expectador durante todo o decorrer da peleja.

    C’est fini

  6. Na minha opinião a melhor é a Hell in a Cell Match pois esses argumentos (vo copiar tb os numeros =D)

    1- História: Mesmo sendo uma gimmick match que se teve nun nivel regular, é uma gimmick match que marcou muitos lutadores e fãs, como o unico 6 Man-Hell in a Cell match, as 2 quedas de Mankind do topo da cela, uma quase streak do Taker de vitorias dentro da cela, entre outros aspectos.

    2-Hardcore quase em exagero: É um tipo de luta que em todas as edições que vi, sempre tinha muito sangue, muitos objetos usados, e até invasões de terceiros com objetos.

    3-Vencedor: Esse tipo de match é tão bem preparada que dentro da cela, pode ser o maior jobber da historia, ele tem as mesmas chances de vencer do que o homem mais forte. É uma luta que tudo vale dentre golpes baixos ate brincar de empurrar o outro de cima da cela pra mesa de comentaristas.

    • Ratifico o 2: Pode ter sido assim um dia. A questão é que, hoje, as Hell in a Cell são bricadeira de criança, sem nem uma gotinha de sangue sequer, e violência moderada. Vide as totalmente sem-sal realizadas em 2010…

  7. Na Minha Opinião, Melhor é a Ultimate-X, por causa deste Três Fatores.

    1-Preparo: Todos Lutadores de uma Ultimate-X, tem que ter um Grande Preparo, Físico & Mental, pois é uma Luta de Grande Risco de Escalar a Plataforma, e Ter preparo para quando estiver Segurando a Corda, Simplesmente é uma Luta de Preparo, por que qualquer Erro é MUITO Grave.

    2-Equilíbrio: Essencial, para ter Equilíbrio tem que ter Preparo, Físico & Mental, para ser um Espetáculo para o Público.

    3-Emoção: Importante, Neste Tipo de Luta, Emoção que irá passar para o Público, precisa ser uma Luta Emocionante, Então para ter Emoção, precisa ter, Preparo & Equilíbrio, não precisa ser uma Luta Hardcore para passar Emoção ao Público, mais sim uma Luta, Habilidosa, Onde Público dá Reconhecimento ao Wrestler, então numa Ultimate-X Match, Três Fatores, são Preparo, Equilíbrio & Emoção.

    Primeira fez que Participo desta Tribuna, Ansioso para o Resultado, Espero ter Saído Bem. 🙂

  8. Pra mim a Royal Rumble, disparado.

    É a gimmick match mais famosa e lendária de toda indústria.
    Oras, o vencedor tem direito à um main event pelo título na Wrestlemania!
    Existe alguem ápice maior que isso no professional wrestling?

    Além disso Royal Rumble matches sempre são garantia de surpresas. Quantos comebacks inesperados aconteceram em todos esses 25 anos? Sem dúvida a contagem regressiva 10,9,8… é uma tradição tão forte essa participação do público, que nenhuma outra gimmick matche tem.

    Falando em surpresas, spots nunca antes vistos são eternizados aqui. Quem não se lembra do J. Morrison spiderman no último RR? Ou do HBK não tocando o chão? Ou mesmo a queda dupla do Bret Hart e do Lex Luger (a botchada do Batista e Cena também, hehe).

    Finalizando, o vencedor também é uma incógnita. Sim, existem algumas opções ‘carimbadas’, mas mesmo assim, a probabilidade é bem maior que qualquer outra estipulação. Afinal são 20 ou até 30 lutadores participantes no mesmo ring! Simplesmente épico 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s