NÓS SOMOS A MOSCA NA SUA SOPA! (atualização)

Esqueçam o wrestling por um momento, este post é única e exclusivamente dedicado a política. Não, este não será um quadro novo no blog, apenas venho aqui para lhes informar um novo despotismo. Neste momento, o Congresso Americano está a considerar duas propostas de lei que ajudariam os lobbistas internacionais a censurar e reprimir alguns dos maiores sites do mundo.

ATUALIZAÇÃO: MEGAUPLOAD ESTEVE ALGUMAS HORAS FORA DO AR DEVIDO AO FBI, MAS JÁ RETORNOU. E PS: SITE DO FBI E OUTRAS ORGANIZAÇÕES FOI DERRUBADO.

OBAMA DEMONSTROU-SE CONTRA O PROJETO, E MUITOS SENADORES DESISTIRAM DE APOIÁ-LO, PORÉM ELE VOLTARÁ A DISCUSSÃO NA CÂMARA NO MÊS QUE VEM.

NÓS SOMOS A MOSCA NA SUA SOPA (clique aqui para entrar no grupo e entender mais)

O que a wikipédia tem a dizer.

Na continuação do post eu explico tudo direitinho, clique no CONTINUE LENDO e se informe melhor sobre o resto. Assista o vídeo que aparecerá, ele é muito informativo.

Essas propostas são o Stop Online Piracy Act (SOPA) ou a Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act (PROTECTIP). O que acontece se elas forem aprovadas?

Será o fim do mundo como nós conhecemos… (WWE profetizou hein!) No que isso implica? Bem, a nossa blogosfera, tudo.  Vamos por partes, ao Get Ready To Rumble, no que afetaria?

Os banners não poderiam conter a imagem de wrestlers, uma vez que nós não temos os direitos autorais para tal. Nossos podcasts não poderiam conter músicas a não ser música clássica (não que eu ache ruim, aliás, muito apoio para que seja música clássica e a theme de top gear), caso contrário o blog seria obrigado a fechar as portas ou pagar multa.

Outros blogs da blogosfera como Wrestlinformativo, WrestlinZone, UltimateFightNews, WWEnoBrasil, Portal da Luta Livre, BWF (sim, até o deles!), sites como Fanáticos por MMA, Portal do Vale Tudo, o fórum Psicóticos por MMA (que deu origem aos Fanáticos por MMA – este por sua vez é uma separação do Psicóticos). Todos nós seríamos afetados, principalmente os primeiros blogs citados. Isto porque estes blogs se baseiam em notícias e em downloads, e tudo isso seria conteúdo que infrigiria os direitos autorais. Neste caso restaria só o site da BWF. Mas aí entra as músicas lá utilizadas, novo infrigimento…

Eu acabei de citar apenas casos que nos afetariam diretamente, porém isto não é nem 1% do caos que ocorrerá, caso este projeto de lei seja aprovado.

Alguns sites americanos estão, neste exato momento, proclamando uma greve de 24 horas contra o projeto. Outros, como o Google, já estão se manifestando, como você pode ver aqui. Sites como Brasil Escola, por exemplo, seriam forçados a fechar por utilizarem conteúdo acadêmico e bibliográfico infrigindo os direitos autorais. Agora você deve estar se perguntando: Se a lei é americana, por que ela trará todos esses malefícios para nós, brasileiros?

A resposta é simples, primeiro porque vivenciamos uma ditadura e quem manda é os EUA, eles detêm poder político de quase todo o mundo, e as leis que lá sancionadas em questão de tempo se espalham ao redor do mundo. Isto para não citar que, a maioria dos servidores – com exceção do PirateBay, que eu me lembre e seja famoso – estão situados nos EUA.  Logo os servidores que infrigirem os direitos autorais, serão o quê? Derrubados! E lá se vai a liberdade da internet aberta que estamos acostumados desde que a mesma fora criada. Não que eu esteja defendendo unica e exclusivamente a pirataria, mas você acha certo termos que comprar um DVD americano por um preço – que até considero justo – porém ser taxado pela alfândega incrementando cerca de 50% ou mais do valor real do produto? Totalmente inviável, para todos.

Mas vocês sabem o que mais me irrita, profundamente mesmo? É que o governo americano não está tãããão preocupado assim com os direitos autorais, primeiro porque isto não afeta tanto a economia americana (no vídeo citado no começo da postagem isto é melhor evidênciado) e até porque atualmente existem diversos mecanismos de conter a cyber pirataria, e mesmo que a bloqueiem, a pirataria persistirá, só mudará a maneira de atuação.

Nossa geração é a geração mais inteligente e promissora que já existiu, e sabe devido ao quê? A liberdade criativa. O problema é que este projeto de leis visa CENSURAR todo e qualquer manifesto político e liberdade criativa. Caso alguns não saibam, a campanha de Obama na última corrida à Casa Branca baseou-se na internet e obteve imenso êxito.

Vivemos sob o ideal que começou na França em defesa dos direitos humanos, e um desses direitos é a liberdade de expressão, e a criativa, obviamente. Que liberdade teremos em um mundo fechado como este? No Youtube – nem precisa citar que este praticamente deixaria de existir, certo? – há incontáveis usuários que aprendem a tocar violão, teclado, piano, a partir de video-aulas que se baseiam em músicas com direitos autorais. Muito disto se perderia. Astros revelados pela internet começariam a ser censurados, caras como Justin Bieber, se este projeto for aprovado, não teriam mais liberdade para fazer sucesso na web (tudo bem que meu exemplo foi extremamente porco, outrossim o exemplo é válido para que tenham noção do sucesso que o afeminado cantor teve a partir da liberdade criativa).

Trocando em miúdos, não sou contra ditadura, muito pelo contrário, entretanto estamos presenciando uma insanidade em detrimento dos postulantes a ditadores. Não deixem que todo o sangue derramado para a tentativa de um mundo mais igualitário (não estamos neste mundo, porém caminhamos a este objetivo) seja severamente interrompida aqui.

O que você pode fazer para ajudar? Bem, primeiramente distribuindo esta mensagem a todos que você conhece – caso contrário a menina que morreu no arame farpado irá te matar muahahahaha -, pois o governo irá ver que muitos estão contra tal projeto, e assim o Brasil se aliará aos países que demonstram-se ser contra.

No facebook tem um movimento chamado NÓS SOMOS A MOSCA NA SUA SOPA (clique aqui para entrar), fora criado recentemente e visa reunir as pessoas interessadas em debater e disseminar a informação, peço que por favor façam parte e ajudem a divulgar o quanto mais puderem, porque este SOPA vai prejudicar todos ao redor do mundo. Faça sua parte!

Aos nossos colegas de blogosfera (até mesmo para os filho da puta que ficam postando spoiler [enfia o spoiler no cu!]), peço que copiem ou façam um post similar e espalhem o mais que puderem. Fica aqui a mensagem.

Anúncios

27 comentários em “NÓS SOMOS A MOSCA NA SUA SOPA! (atualização)

  1. Gente, vou falar a real: realmente, se eles bloquearem isso de BAIXAR não estariam errados. Acho que é um direito deles, eles custearam tudo.
    Agora, vetem isso entre os provedores, não entre os usuários! Nós não lucramos economicamente com isso!

    Eles estão vetando a liberdade criativa porque SABEM que nosso conteúdo sempre será superior ao que eles insistem em nos enfiar goela abaixo, dia após dia.
    Não há nada que seja exposto na internet que não possa ser melhorado pelos usuários.
    Esse radicalismo deles vem pelo medo de perder o controle do rebanho.

    Só que eles já perderam. De fato, acho que nunca tiveram.

    Por favor, corrijam-me se eu estiver errado.

  2. Mt informativo, é um texto “cabeça” (So podia ser escrito pelo Ricardo, ne?), mas deu pra ler do inicio ao fim, revoltando-se mais um pouco a cada linha!

    Eles tem o total direito de fazer isso, sabe, para mim n permitir o vazamento de filmes, CDs e PPVs está certo, já n existe mais lojas de CDs nos EUA por causa da pirataria!

    Mas agora, inibir até uma imagem do cara, é absurdo, eles n querem controlar mais seus produtos, eles querem NOS controlar! Bem, se todas as pessoas q dependem da Internet voltarem contra isso, acho q esse negocio n vai para frente, mas é esperar…

    De qualquer forma, um leitor já comentou isso no blog, e vou colocar no fixo, obrigado por deixar-nos avisados!

  3. Pingback: NÓS SOMOS A MOSCA NA SUA SOPA! « Nosso Wrestling

  4. triste isso cara, eu já tinha lido algo sobre, mas não me importei muito porque achei que não afetaria no Brasil. Espero que não seja aprovado, senão will be the end of the world as we know it…

  5. Pingback: Especial » SOPA… o que é isso? | Wrestling Zonє

  6. É claro que a WWE e outras grandes corporações seriam beneficiados com isto, uma vez que blogs sobre o assunto seriam obrigados a encerrar as atividades e vivenciariamos os anos 80-90 onde o debate sobre a qualidade do show na internet era praticamente inexistente, e seríamos obrigados a engolir goela abaixo o que eles nos passassem, sem ter o direito de compartilhar opinião e até mesmo influenciá-la (positivamente).

    E aliás, grato a quem está ajudando a compartilhar a informação. Espero que todos se prontifiquem em prol desta corrente anti-sopa!

  7. ”Nesta tarde de quarta-feira (18) o presidente dos EUA, Barack Obama, vetou o projeto SOPA, que censuraria a internet e passaria os conteúdos e direitos autorais à industria do entretenimento. O projeto já odiado por todo usuário de internet, teve fim hoje. No Twitter, a galera criou a hashtag #thankyouobama como forma de agradecimento à não aprovação do projeto SOPA e agora você poderá continuar baixando músicas, vendo vídeos, postando merda, fapeando, enfim, fazendo a merda que você quiser na internet, afinal:
    Internet é um espaço de todos, menos da Luisa, que está no Canadá.
    Veja o que as pessoas comentaram sobre a não aprovação do projeto SOPA.”
    AÊ PORRA!!

  8. Os Estados Unidos apoiaram as manifestações organizadas pela internet na Ucrânia e outros países do Leste Europeu a alguns anos atrás, e no Oriente Médio ano passado, mas quando uma parte do povo estadunidense começou a reclamar dos benefícios dos ricos e a organizados protestos (os “Occupy”) dentro dos Estados Unidos pela internet, além do caso da Wikileaks, os legisladores gringos inventaram o SOPA e o PIPA. Ou seja, hipocrisia! Essas medidas escondem o controle do governo pelos reais donos do poder, que aumenta a cada dia.

  9. PESSOAL o assunto é serio!Acham que derrotaram a censuração da internet!Estão enganados!Por ai vem a ACTA que tem um projeto muito pior do que a SOPA e a PIPA!Provavelmente a SOPA e a PIPA foram criadas para desviar a atenção mas o verdadeiro projeto é a ACTA!E ela ainda tem leis muito piores!Se informem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s