Na Teia do Aranha #64

NA TEIA

Salve, povo.

Neste pensamento, algo que me incomoda muito e dicas para a melhoria de todos. Quer saber o que é? Cliquem abaixo, leiam, reflitam, comentem e debatam.

Abraços e valeu!

Fica a Dica

Uma das coisas que mais gosto de fazer nos momentos em que estou na internet é me atualizar com notícias do universo do pro wrestling, tanto no país quanto fora dele. E os blogs e sites são os meios mais fáceis para se informar sobre os fatos que acontecem no esporte. Claro que os sítios estrangeiros são, em geral, melhor elaborados, por ser uma vertente cultural, de países como Estados Unidos, Japão e México. Porém, a blogosfera brasileira evoluiu muito nos últimso anos, e alguns domínios nacionais são tão bons – ou até melhores – do que os gringos. E, claro, muitas pessoas tentam entrar como colaboradores desses sites, atuando nas áreas que cada local necessite mais.

Todavia, escolher alguém para entrar é muito complicado, especialmente porque uma quantidade muito considerável desses candidatos são reprovados em pontos essenciais para que se possa participar em qualquer website do mundo. Mas, como a percepção desses pontos estarem ausentes aumentou consideravelmente, colcoarei pra vocês alguns pontos simples, mas efetivos para que possam se desenvolver e se tornarem bons blogueiros:

1 – Domínio de línguas: porque no plural e logo no primeiro ponto? Ter um domínio da língua portuguesa é fundamental para a sua vida e não passar vergonha por aí escrevendo palavras escabrosamente erradas. E não falo em ser rebuscado, mas em saber escrever o mais simples. Erros acontecem, porém erros repetidos indicam alguma falha que precisa ser corrigida. Mas, no mundo da luta livre, saber a língua inglesa e/ou espanhola ajuda muito no seu conhecimento do esporte, especialmente porque a maioria dos materiais encontrados na internet são nas duas línguas citadas. E a própria internet está aí pra que você, caso não tenha dinheiro pra pagar um cursinho e/ou sua aula de língua estrangeira na escola seja ruim, aprenda outros idiomas.

2 – Saber escrever: escreve direitinho? Maravilha. Agora, é partir pro domínio da redação das palavras. Parece conversa de professorinha de colégio, mas um texto bem escrito faz toda a diferença, especialmente em tempos de velocidade de informação. Se o leitor não compreende o sentido do que se escreveu, não adianta nem continuar. Aprender técnicas de escrita, coesão e coerência são fundamentais (muito mais em especial se você se interessa em escrever crônicas, pra que um pensamento não vire um monólogo de bêbado escrito com o cotovelo).

3 – Conhecer o que escreve: vai falar de rock ‘n roll? Aprenda sobre o estilo musical. Vai escrever sobre um artista? Pesquise sobre a vida dele. Resenhará sobre uma notícia? Pesquise sobre o que ocorreu em volta do fato. Ou seja: você não tem como escapar de ter que pesquisar. E o universo da luta livre é algo muito mais expandido e histórico do que muitos pensam e escrevem sobre. Quando se conhece, não só se escreve mais facilmente, mas o que se escreve ganha mais peso e sentido e chama a atenção de quem lê.

Ficam aqui algumas dicas para todos. Não sou gênio da lâmpada e nem o melhor do universo. Apenas escrevo coisas que são frutos de reflexão e experiência de um tempo nesse mundo. Se acha que seguir os pontos escritos não te levará a lugar nenhum, pelo menos reflita sobre eles, ande rumo a evolução e boa sorte.

Anúncios

Um comentário em “Na Teia do Aranha #64

  1. Grande Aranha, último dos moicanos…
    Grande orgulho voltar aqui e ler um texto seu. Vendo você ensinar, mostrar algo além da nossa Luta-livre é contagiante e emocionante. Bacana sua evolução maior na escrita, algo que você sempre fez muito bem!
    Quero bater palma de pé para você que manteve a chama acesa.
    Quero voltar, mas perdi meu acesso…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s